Três estudantes de Palmas (TO) ganharam prêmio nacional durante a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). Rafaela Cristina Oliveira Silva, Ana Beatriz de Albuquerque Santos e Vitória Mendes da Silva Costa Andrade obtiveram medalhas de ouro na categoria nível 3 da OBAFOG, turma 12.
A competição que estimula o interesse pela ciência e tecnologia reuniu no Rio de Janeiro (RJ) estudantes de todo o Brasil. As alunas são do 9º ano do Colégio Madre Clélia Merloni e foram orientadas pelo professor Jhonatha Mike Menezes de Araújo. As participantes destacam o orgulho de representar a capital tocantinense e o Estado na competição, resultado de muito estudo, preparação e dedicação como, por exemplo, os deslocamentos em locais afastados de Palmas para os testes de lançamentos e correções do projeto apresentado no evento.
Recorde
A Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) é como se chama hoje a antiga Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Trata-se de um evento tradicional nos meios científicos e tecnológicos. Somente em 2024 houve registro da participação de 304.056 alunos de 5.594 escolas, envolvendo 29.993 professores na OBAFOG.
Trata-se de uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. Participam alunos de todo o país do ensino fundamental ao médio.


