O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Palmas, realizou a entrega de 800 mudas de espécies nativas à APA Ilha do Bananal/Cantão e ao Parque Estadual do Cantão (PEC), destinadas ao desenvolvimento de ações educativas e de conservação ambiental em comunidades do interior e do entorno das Unidades de Conservação (UCs). As atividades serão realizadas durante o mês de fevereiro.
Do total de mudas, 400 foram destinadas ao PEC, em Caseara, para doação em escolas e comunidades. De acordo com o supervisor do Parque Estadual do Cantão, Cleber Cavalcante, as mudas representam um reforço importante para o trabalho desenvolvido na unidade. “A importância de receber essas mudas é que elas vão fortalecer nossas ações nas escolas do município de Caseara e no entorno do parque, incluindo assentamentos e áreas internas. Vamos ter atividades de reflorestamento, educação ambiental, mostrando aos alunos a importância de plantar e preservar a flora, com espécies de grande valor ambiental, como jatobá e ipê-roxo”, destacou.
A APA Ilha do Bananal/Cantão, também recebeu 400 mudas, que serão utilizadas em ações de plantio, doações durante palestras e atividades de conscientização ambiental nos municípios que integram a UC.
As mudas são produzidas no viveiro da APA Lago de Palmas, fortalecendo a integração entre as unidades de conservação e as ações ambientais do órgão. O supervisor da APA Ilha do Bananal/Cantão, Fábio Dias, destaca a importância das ações integradas entre as UCs. “Essa integração é de fundamental importância para o fortalecimento das ações de conservação, restauração ecológica e educação ambiental na unidade. Por meio dessa parceria, desenvolvemos nossas ações dentro e no entorno da UC, reforçando o compromisso conjunto com a conservação do meio ambiente e o bem-estar das futuras gerações”, afirmou.


