Quinta, 28 de Março de 2024

Jalapão

Cineasta apresenta projeto para nova produção no Jalapão em 2021

O filme RSVP Jalapão contará com Adriane Galisteu no elenco

Flávio Cavalera/Governo do Tocantins
post


14 dezembro, 2020 às 20:21

Nesta segunda-feira, 14, o cineasta Rony Guilherme apresentou o projeto RSVP Jalapão ao presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra. Em seu título, o novo filme de usa a abreviatura de Répondez S'il Vous Plaît, expressão francesa que significa "Responda por favor" para deixar claro que é uma obra que envolve a região turística mais famosa do Tocantins e uma das mais belas do Brasil. 

A produção terá como locações Mateiros, Palmas e São Paulo, e será filmada no primeiro semestre de 2021. O elenco principal já está definido e conta com alguns nomes como Jarbas Homem de Mello, Adriane Galisteu, Bárbara Bruno, Walter Breda, Maximiliana Reis e Cristtina Freitas. O tema central é a Síndrome de Burnout, distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, que dificulta as relações humanas, mas pode ter sua cura no contato com uma vida mais simples.

“Vamos falar do mal, a vida estressante das grandes cidades, e a cura pela natureza”, revelou Rony Guilherme, que está em busca de apoio para seu projeto. A Prefeitura de Mateiros e a empresa Jalapão Extremo já estão na lista de patrocinadores.

Além de levar uma nova história vivida no Jalapão às telas de cinema, com participação de atores regionais, o diretor também oferecerá workshops técnicos às costureiras profissionais e amadoras de Mateiros, que farão o figurino, e jovens da Capital, que terão aulas de direção, desenvolvimento de roteiro, edição, fotografia. “Queremos montar uma base de audiovisual para ajudar as pessoas”, revelou, enfatizando que o filme será distribuído em países como Itália, Espanha, Portugal e China.
 
“Qualquer atividade que divulgue o Jalapão é bem vinda para nós, principalmente quando contempla ações de formação profissional”, pontuou Tom Lyra, ao se comprometer em levar o projeto ao governador Mauro Carlesse.