Segunda, 29 de Abril de 2024

Com apoio da APA Ilha do Bananal/Cantão, projeto Lacre do Bem de Araguacema recolhe 90 quilos de lacres

Além de evitar o descarte incorreto dos lacres, o projeto leva orientação ambiental a toda a comunidade

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Araguacema-Naturatins
post
Shirley Cruz/Governo do Tocantins

04 dezembro, 2023 às 09:02

Com apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da supervisão da APA Ilha do Bananal/Cantão, a coordenação do projeto Lacre do Bem, iniciativa da Prefeitura de Araguacema/Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, concluiu nesta quinta-feira, 30, o recolhimento de 90 quilos de lacres de metal, que serão doados ao Hospital de Amor na próxima semana.

O projeto acontece desde 2021 e conta com a parceria das escolas municipais e bares localizados na área urbana e nas praias de Araguacema. Conforme a pedagoga da APA Ilha do Bananal/Cantão, Hélia Regina Araújo da Silva, o recolhimento dos lacres evita o descarte incorreto do material na natureza, faz-se orientação ambiental e ação social. “Daí porque o Lacre do Bem é apoiado por nossa Unidade de Conservação”, observa Hélia.

O esforço e comprometimento das escolas e dos alunos que participam do projeto também são recompensados. Segundo a secretária de Meio Ambiente e Turismo de Araguacema, Leonette Cruz Mesquita Martins, os alunos que se destacam primeiro, segundo e terceiro lugar são premiados com material escolar e os professores com um passeio.

 

Os participantes

 

Os 90 quilos de lacres foram recolhidos em escolas, bares, restaurantes, acampamentos e na temporada de praia, sendo que a maior parte da coleta foi efetuada nas escolas. Neste ano, participaram do projeto as escolas municipais José Wilson Leite, Santa Clara, Agrícola, Nova Esperança e Bom Sucesso. A escola que mais recolheu lacres foi  José Wilson Leite, com 35,600 quilos. Além da Prefeitura Municipal de Araguacema, contribuíram com a premiação a Secretaria Municipal de Educação, Papelaria Paracleto, Papelaria do Estudante e Solleane Calçados.

 

Sobre a APA Ilha do Bananal/Cantão

 

Criada em 20 de maio de 1997, através da Lei nº 907. Com área de 1.678.000 hectares,  abrange os municípios de Abreulândia, Araguacema, Caseara, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Marianópolis, Monte Santo e Pium.  É a maior Unidade de Conservação do Estado do Tocantins e contribui de forma direta para a manutenção da biodiversidade do Parque Estadual do Cantão, cuja zona de amortecimento localiza-se em seus limites. A imensa variedade de recursos hídricos e a diversidade de ecossistemas existentes no seu interior faz desta Unidade de Conservação um lugar privilegiado.