Segunda, 14 de Outubro de 2024

Com apoio do Governo do Tocantins, projeto leva cinema itinerante à população de Babaçulândia

Proposta foi contemplada em edital da Lei Paulo Gustavo e prevê 20 exibições gratuitas

Foto: Divulgação
post
Ana Carolina Monteiro/Governo do Tocantins

13 setembro, 2024 às 13:58

A 6ª sessão do projeto Cinema Itinerante com Artes, contemplado pela Lei Paulo Gustavo em certame lançado pelo Governo do Tocantins, via Secretaria da Cultura (Secult), acontece nesta sexta-feira, 13, às 19h, na Nova Orla de Babaçulândia. Selecionada na categoria de Reformas e Manutenções do edital Audiovisual Tocantins 2023, a iniciativa conta com um investimento de R$ 50.000,00 para promover o acesso à cultura, lazer e educação, por meio da exibição de filmes e documentários que abordam temas como responsabilidade social, direitos humanos e meio ambiente.

Conforme o cronograma, ao todo, 20 encontros estão previstos em bairros e áreas rurais da cidade. Segundo o proponente, Adelsimon de Oliveira, o objetivo é estimular o desenvolvimento de crianças e jovens dessas regiões e minimizar dificuldades de aprendizagem e comportamento. "Após a apresentação do filme, nós abrimos espaço para os espectadores cantarem, dançarem e declamarem poesias. Além disso, em cada sessão, disponibilizamos quatro kits escolares", complementou o coordenador do projeto.

A proposta garante a gratuidade dos eventos, a recepção de pessoas com deficiência e da terceira idade, e a promoção de palestras sobre acessibilidade. Ainda conforme o planejamento, o público também recebe pipoca e sucos durante as sessões. O proponente explica que, além de proporcionar acesso a produções audiovisuais, o Cinema Itinerante com Artes incentiva a criatividade por meio de atividades complementares. "Queremos inserir a arte do cinema no processo de ensino e aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar, com o intuito de aproximar os estudantes da narrativa audiovisual", explica Adelsimon.

Questionado sobre a importância da ação na cena cultural tocantinense, o idealizador defende que, ao levar essa arte às zonas urbana e rural do município, a iniciativa atua como um agente de transmissão de conhecimento e cultura, democratizando o acesso a produções audiovisuais que promovem a educação, a cidadania e o desenvolvimento social. "O projeto é muito importante para a cena cultural do Tocantins, porque dá oportunidade e facilita o acesso de crianças e jovens de um pequeno município a um conteúdo educacional por meio de filmes e documentários", diz.

 

Conheça o proponente

Com formação acadêmica em Gestão Ambiental e Educação Física, Adelsimon Paz de Oliveira atua na gestão de projetos culturais e turísticos. Ao longo de sua trajetória, foi coordenador de turismo em Babaçulândia e promoveu eventos culturais, como o Babaçulândia Capital do Forró e a Quarta Cultural. Também trabalhou em jornais, rádios comunitárias e documentários.

 

Ficha técnica

Coordenador geral: Adelsimon Paz de Oliveira  
Montagem e desmontagem: Dimyth Gomes da Conceição  
Engenheira civil: Eduarda Paz Ferreira  
Intérprete de Libras: Rosana Alves da Silva  
Psicóloga: Cleidiana Santos Silva