Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e realização do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves (CBHRMA), o município de Rio da Conceição, situado a 289 km de Palmas, região Sudeste do Tocantins, recebeu oficinas de capacitação para recuperação de áreas degradadas no centro de convenções do município.
A abertura do evento, realizado na manhã dessa quinta-feira, 9, contou com a presença do presidente do CBHRMA, Mario de Sena Filho, da gerente de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Maria Gorete Cordeiro, da secretária do Meio Ambiente do município, Eliane Pereira Lima, representando a prefeita Ednalva Oliveira, do presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Palma, Otacilio Silveira Junior, do engenheiro Evele Pimentel, da empresa Crio Energia, além de membros do comitê, estudantes e representantes dos municípios do entorno da bacia.
Promovido com o apoio da Prefeitura de Rio da Conceição, o evento segue até esta sexta-feira, 10, e traz na pauta abordagem de questões fundamentais relacionadas à recuperação de áreas degradadas na bacia hidrográfica do Rio Manuel Alves. O intuito é promover a sustentabilidade, o fortalecimento do comitê e a melhoria da qualidade e quantidade da água.
A gerente de Recursos Hídricos da Semarh, Maria Gorete, ao fazer uso da fala, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelo comitê, que vem ajudando a recuperar as nascentes do município. ”Muito bom ver a sintonia e o empenho de vários órgãos envolvidos aqui hoje em mais esta importante ação de gestão das águas”, afirmou.
A programação também conta com oficinas técnicas de plantio de mudas no entorno da nascente e matas ciliares, além de palestras envolvendo a temática que estão sendo ministradas pela engenheira florestal da equipe da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Marla Guedes.
Portal do Jalapão
Considerada um dos "portais do Jalapão", Rio da Conceição faz parte do Parque Estadual das Serras Gerais e abriga nascentes e cabeceiras do Rio Manuel Alves. Segundo o presidente do CBHRMA, a ação contará com o plantio de 1,3 mil mudas de árvores nativas do Cerrado em torno de nascentes do Manuel Alves que foram produzidas no Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) de Natividade.
“Precisamos cuidar hoje das nossas águas para garantir às gerações futuras um bem tão precioso como este”, reforçou. Sena destacou ainda a atuação dos membros dos comitês, com o apoio do Governo do Estado por meio dos CRADs, na recuperação das nascentes do município, para garantir a gestão das águas de forma eficiente. “As boas práticas na gestão das águas no município só acontecem por causa do trabalho dos comitês de bacia”, completou.
Com recursos do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos, o Governo do Tocantins instalou CRADs em Palmas, Gurupi, Araguatins e Natividade, com capacidade de 400 mil unidades/ano de mudas de espécies do Bioma Cerrado, o suficiente para recuperar 360 hectares de nascentes, áreas degradadas e Áreas de Preservação Permanente impactadas.
Município
Com uma população de cerca de 2 mil habitantes, o município de Rio da Conceição se destaca pelo seu potencial hídrico. A secretária municipal de Meio Ambiente, Eliane Pereira Lima, chamou atenção para a relevância da ação, que envolve a comunidade escolar por despertar a consciência ambiental e o respeito à natureza. ”Esta ação é importantíssima para o município, por envolver toda a comunidade”, afirmou.
Programação
Ainda dentro da programação, nesta sexta-feira, o evento conta com a palestra “Métodos de Recuperação de Áreas Degradadas” a ser ministrada pelo coordenador do CI-Lago, biólogo Eduardo Pelaez Risuenho, a partir das 8h30. Paralelamente, ocorre palestra na escola municipal professor Aurelino Rodrigues de Araújo, com Thauna Tannus, da Crio Energia, com o tema “Um futuro Sustentável em Nossas Mãos”, e ainda “Água e Meio Ambiente”, com Silvana Guedes, também do CI-Lago. Na programação da tarde, consta ainda Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves.
Bacia
A Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade localiza-se na região Sudeste do Estado e é composta pelos municípios de Almas, Chapada da Natividade, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Pindorama do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Santa Rosa do Tocantins, São Valério da Natividade e Taipas do Tocantins.
Estudantes da rede municipal ajudaram a plantar mudas nativas do Cerrado na margem do Rio Manuel Alves