A Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult) promoveu uma vasta e diversa programação na 25ª Agrotins (Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins), realizada entre os dias 13 e 17 deste mês. De forma inédita, a Secretaria esteve presente no evento com o Pavilhão da Cultura e na realização de todos os shows do palco principal, localizado no Pavilhão Sabor e Cultura.
Foram proporcionadas ao público apresentações teatrais, musicais e das culturas tradicionais e populares, oficinas, a 1ª Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto), orientações aos municípios sobre o 2º Ciclo da Lei Aldir Blanc, cadastros para emissão da Carteira do Artesão e uma exposição de artesanato com parte do acervo da Secretaria, além da circulação do MovCeu e da encenação das Cavalhadas de Taguatinga, que encantaram os visitantes durante os cinco dias de programação.
Apresentações Artísticas
O Pavilhão da Cultura e o palco principal receberam 42 apresentações artísticas ao longo da Agrotins, que valorizaram a diversidade cultural do Estado e os artistas locais. As atrações, que incluíram apresentações itinerantes, cortejos e manifestações da cultura tradicional, reuniram 123 fazedores de cultura. Além disso, 154 músicos — entre cantores e instrumentistas — se apresentaram, reafirmando o protagonismo da música e das tradições populares na programação cultural.
Fenartto
A 1ª Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto), realizada no Pavilhão da Cultura durante a Agrotins, se consolidou como um importante espaço de valorização e comercialização do artesanato regional. Durante o evento, foram comercializadas 453 peças, que totalizaram R$ 24.536,00 em vendas, além das 105 peças encomendadas, que resultaram no montante de R$ 3.280,00
MovCeu
O MovCeu, equipamento cultural itinerante que conta com biblioteca, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua, óculos de realidade virtual e palco para apresentações, recebeu cerca de 1.200 visitas durante a Agrotins. O que mais chamou a atenção dos visitantes, especialmente entre crianças e adolescentes, foram os óculos de realidade virtual, que que reproduzem um emocionante passeio de montanha russa em que o espectador se sente como se estivesse lá de verdade.
Orientações sobre a PNAB
No decorrer da feira, a Secult promoveu atendimentos voltados ao esclarecimento sobre o 2º Ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Na ocasião, foram realizadas três adesões ao programa, com a participação das comitivas dos municípios de Pium, Divinópolis e São Salvador do Tocantins. Além disso, foram feitos oito atendimentos para tirar dúvidas de proponentes e uma orientação específica ao Secretário de Meio Ambiente e Cultura de Ponte Alta do Tocantins.
Sala de Oficinas
Já na "Sala de Oficinas", no Pavilhão da Cultura, foram oferecidas nove atividades entre oficinas, workshops e mentorias, entre os dias 13 e 16 de maio. No total, 166 pessoas participaram das ações formativas: 90 nas oficinas, 62 no workshop e 14 na mentoria.
Artesanato
Durante o período da Agrotins, o Pavilhão da Cultura recebeu oito mestres artesãos que atuam em diversas tipologias de artesanato, como palha e fibra de bananeira, fibra, palha e pintura corporal, mosaico, argila, madeira e capim-dourado. No local, também foram registradas 16 solicitações da Carteira do Artesão, reforçando o apoio à valorização e formalização dos trabalhadores da cultura popular.
Foi promovida, ainda, uma exposição de peças artesanais com parte do acervo da Secretaria, incluindo um vestido bordado com peças feitas de capim-dourado, o que reforça a importância e beleza da produção manual. E, contribuindo com o Evento “Donas da Terra”, outros dois vestidos da mesma coleção fizeram parte de um desfile realizado no Pavilhão Sabor e Cultura.
Cavalhadas de Taguatinga
Pela primeira vez na Agrotins, as tradicionais Cavalhadas de Taguatinga se apresentaram, proporcionando aos visitantes uma vivência autêntica, repleta de cores, simbolismos e emoção. A encenação representou a simbólica batalha entre os exércitos mouros (de vermelho) e cristãos (de azul), reafirmando o valor dessa manifestação popular tocantinense.
Funcionamento do Pavilhão da Cultura
Para possibilitar toda essa movimentação foram envolvidos, diretamente, 50 servidores na realização da feira. Além disso, o Secretário de Estado da Cultura Tião Pinheiro manteve o Gabinete em pleno funcionamento no decorrer dos 5 dias de evento, despachando normalmente com a equipe e recebendo secretários, prefeitos, gestores municipais de cultura e artistas. Dentre essas visitas destacou-se a presença da primeira-dama Karynne Sotero, madrinha da Fenartto, que demonstrou apoio ao artesanato regional e ao fomento à cultura tocantinense.
A opinião do Público
Para obter informações qualificadas sobre a opinião do público do Pavilhão da Cultura a Secult realizou uma breve pesquisa de satisfação. Do total de visitantes que responderam ao questionário, realizado entre os dias 16 e 17 de maio, todos afirmaram recomendar a ida de outras pessoas ao Pavilhão da Cultura, na Agrotins.
Quando questionados sobre o que mais chamou a atenção ou agradou no Pavilhão da Cultura, as respostas mais recorrentes foram: a diversidade de produtos tocantinenses sendo comercializados, a vasta programação artística e cultural, a exposição do vestido de capim-dourado, e as imagens que compuseram os estandes e o layout do Pavilhão.