“Preservar é viver! Quero que Palmas seja referência em sustentabilidade, coleta seletiva e reaproveitamento de resíduos. O ‘Programa Palmas para o Verde’ será o centro das nossas iniciativas para tornar Palmas uma cidade mais verde, sustentável e resiliente”, declarou Janad Valcari (PL), deputada estadual e pré-candidata à prefeitura de Palmas nesta quarta-feira, 5. Ela iniciou o dia visitando uma fábrica de reciclagem na capital e reforçou seu compromisso em fortalecer iniciativas que colaborem com o meio-ambiente.
Janad visitou uma Indústria de Cordas e Recicladora de Plásticos, empreendimento familiar localizado na 1112 Sul, em Palmas, que no ano passado retirou mais de 78 toneladas de resíduos das ruas da capital, transformando em cordas e varais. Ela explica que atualmente a empresa sofre dificuldades para recolher os resíduos e não tem apoio do poder público. “A indústria além de ajudar o meio-ambiente gera emprego e renda para muitas famílias. O papel da prefeitura é apoiar essas iniciativas, mediar o contato com as cooperativas e incentivar à coleta seletiva de lixo”, disse.
Para isso, Janad incluiu a educação ambiental em lugar de destaque no programa “Palmas para o verde”. “Vamos implementar o Plano Municipal de Educação Ambiental, que promoverá uma maior consciência ambiental, a participação social e a construção de uma cidade mais sustentável. Queremos que cada cidadão de Palmas se sinta parte da solução, entendendo a importância da preservação do meio ambiente”, apresentou.
A pré-candidata explica que o “Programa Palmas para o Verde” é uma proposta abrangente que inclui diversas ações interligadas, todas com o objetivo de promover a arborização urbana, a educação ambiental e a adaptação às mudanças climáticas. Na ocasião, Janad ressaltou a necessidade de atualizar o Código Municipal de Meio Ambiente. “A revisão e atualização do nosso código, bem como dos decretos regulamentadores, são essenciais para proporcionar segurança jurídica e incentivar práticas sustentáveis. Esta ação será prioridade para garantir a proteção dos nossos recursos naturais e a qualidade de vida dos palmenses”, disse.
“Uma das nossas primeiras ações será a revitalização e modernização do Viveiro Municipal”, anunciou. “Com essa medida, aumentaremos a produção de mudas para 150 mil por ano, o que nos permitirá doar cerca de 50.000 mudas de espécies nativas anualmente. Esta doação é fundamental para o Plano de Arborização Urbana de Palmas, que visa melhorar a qualidade do ar, reduzir as ilhas de calor e deixar a cidade mais bonita também”, justificou.
Janad destaca a importância da formação profissional para garantir o sucesso dessas iniciativas. “Vamos oferecer capacitações em Formação de Viveirista, com foco na produção de mudas e na gestão dos viveiros de Palmas. A qualificação desses profissionais é essencial para que possamos manter e expandir nossos espaços verdes com eficiência e conhecimento técnico”, afirma.
Além disso, ela propõe a construção de um novo viveiro comunitário no Distrito de Taquaruçu. “Este novo viveiro será dedicado à produção de mudas florestais de espécies nativas, o que fortalecerá nossas ações de reflorestamento, especialmente nas Unidades de Conservação Urbanas Municipais e nas áreas degradadas da Região do Taquaruçu Grande e Taquaruçuzinho”, indicou Janad.
Para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, a pré-candidata também anunciou a implantação de um Plano de Ação para Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas. “Precisamos estar preparados para as mudanças que já estão ocorrendo e as que virão. O mapeamento da vocação do uso do solo urbano e a gestão da terra rural são fundamentais para identificar fragilidades e potencialidades, permitindo um melhor aproveitamento e preservação ambiental”, finalizou.