O Governo do Tocantins representado por equipes da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) e da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), participa do Seminário Nacional Universalizar – Aesbe 40 Anos, evento em comemoração às quatro décadas da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), realizado no Complexo Brasil 21, em Brasília, de 12 a 14 de novembro de 2024. O encontro reúne técnicos, autoridades, gestores e especialistas para debater desafios e oportunidades para a expansão e aprimoramento do saneamento ambiental no Brasil, com foco na sustentabilidade e eficiência.
Com o objetivo de abordar uma agenda técnica abrangente, o evento trará painéis sobre investimentos estratégicos em infraestrutura de saneamento, desburocratização do acesso a recursos e as implicações das mudanças climáticas sobre a gestão dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Outros pontos de destaque serão as tecnologias inovadoras voltadas para o saneamento, tanto em áreas rurais quanto urbanas, e as estratégias de inclusão para áreas urbanas periféricas.
Mário Veloso, diretor de Saneamento Básico da Secihd, destacou a importância do evento para o fortalecimento das práticas e políticas no Tocantins. "Participar deste seminário nos permite acesso a um repertório técnico e inovador essencial para avançarmos na qualidade e eficiência dos nossos serviços. Estamos em contato direto com lideranças do setor e novas tecnologias que podem transformar a nossa abordagem de saneamento no Tocantins", comentou.
O superintendente de Cidades e Desenvolvimento Urbano, João Campos, reforçou o compromisso da Pasta, sob a gestão do secretário, Ivory de Lira, com o setor de saneamento: “Estamos intensificando nossos esforços para levar soluções de saneamento de forma inclusiva e sustentável a todas as regiões do Tocantins, priorizando a eficiência dos sistemas e a proteção ambiental com práticas técnicas atualizadas e direcionadas às necessidades do estado” salientou.
Durante o seminário, a equipe da Secihd também visitou a área de exposição, onde empresas de saneamento e tecnologia apresentaram soluções avançadas para o setor. Mário destacou que esses encontros são importantes para identificar tecnologias aplicáveis aos desafios regionais do Tocantins. “Conhecer novas ferramentas para monitoramento, reuso de água e soluções voltadas para regiões de difícil acesso abre possibilidades para melhorarmos nossos sistemas com eficiência e respeito ao meio ambiente”, concluiu.
A troca de experiências e o acesso a inovações tecnológicas obtidas no evento fortalecerão a capacidade técnica da Secretaria para enfrentar os desafios regionais e implementar políticas públicas que promovam o bem-estar da população e a preservação ambiental.
Confira toda a programação do Seminário no seguinte link: https://aesbe.inscrever.me/programacao