A convite da Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM) servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participam no período de 30 de outubro a 1º de novembro, em Chapada Gaúcha (MG), de capacitação sobre práticas e manejo de plantas medicinais do bioma Cerrado.
Promovida e custeada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a capacitação visa disseminar o conhecimento sobre as boas práticas de manejo para o extrativismo e cultivo sustentável de plantas medicinais para produção de fitoterápicos.
Durante a capacitação, os participantes irão adquirir entre os assuntos abordados, conhecimentos sobre as espécies prioritárias de plantas medicinais do bioma Cerrado, extrativismo e plano de manejo de Produto Florestal Não Madeireiro (PFNM), estudos de caso sobre o cultivo do maracujá-folha, baunilha, espinheira-santa e guaco, além de oficina de manejo sustentável de fava d’anta e sucupira. Serão também ministradas diversas aulas práticas, entre as quais se destaca a demonstração sobre a morfologia para identificação vegetal.
Segundo a gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, Vanessa Braz, o Naturatins recebeu com muita alegria, entre os sete indicados, o convite da ACAPPM para fazer parte dessa capacitação de grande importância para os trabalhos desenvolvidos pelo órgão. “Os temas abordados estão alinhados com as ações que desenvolvemos nas mais diversas comunidades do Estado para fortalecer o desenvolvimento socioeconômico, aliado com a sustentabilidade ambiental”, destacou.
Presente no evento, a supervisora da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, Rejane Nunes, disse que além de aprimorar o conhecimento sobre as plantas medicinais do Bioma Cerrado, a experiência vai ajudar no fortalecimento dos projetos socioambientais das Associações do município de Mateiros, a exemplo da cadeia econômica da fava d'anta e da sucupira branca, que está em execução pela ACAPPM, com o apoio do Naturatins.
A presidente da ACAPPM, Laudeci Monteiro, destacou sua imensa satisfação em ter seu convite aceito pelo órgão ambiental, responsável pela gestão das Unidades de Consevação do Tocantins, e também por acompanhar as práticas de manejo sustentável dos recursos naturais. “Dentro desse processo, nós precisamos do conhecimento e do acompanhamento da instituição, porque nós vivemos em áreas de proteção e preservação ambiental. Daqui eles irão levar mais aprendizado e enriquecimento para que possam nos dar todo o suporte necessário para realizarmos nossos trabalhos”, ressaltou.
Do Naturatins participa, além da gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, Vanessa Braz, e da supervisora da Área de Proteção Ambiental (APA), Rejane Nunes, o supervisor do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), Alessandro Machado.