Sábado, 23 de Novembro de 2024

Em São Paulo, Naturatins participa de evento nacional sobre emergências ambientais com produtos perigosos

Encontro teve o intuito de compartilhar conhecimentos e simular situações emergenciais

Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
post
por Andréa Marques/Governo do Tocantins

04 novembro, 2024 às 17:18

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Unidade Regional de Gurupi, participou entre os dias 30 e 31, em Nova Odessa/SP, do 1º Encontro do Comitê Nacional de Produtos Perigosos (Conapp) e o do X Seminário Nacional de Emergências Ambientais com Produtos Perigosos.

O evento reuniu especialistas, autoridades ambientais, representantes de diversos estados e membros do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, com o intuito de compartilhar conhecimentos, simular situações emergenciais e promover o fortalecimento das práticas de segurança ambiental. Além dos debates, a programação incluiu palestras técnicas voltadas para o aprimoramento das respostas a incidentes envolvendo produtos perigosos e a adoção de medidas de mitigação.

Representando o Naturatins, o inspetor de recursos naturais Diogo Vieira Castro participou das discussões técnicas e atividades práticas. Ele destacou a relevância da presença do Tocantins em encontros como esse. “A presença no Conapp e no Seminário Nacional de Emergências Ambientais com Produtos Perigosos nos permite trazer ao nosso Estado as melhores práticas de prevenção e resposta a incidentes ambientais. Esse intercâmbio técnico fortalece nossas ações e nos capacita a atuar com maior segurança e eficácia em situações de risco. A troca de conhecimentos e experiências com outros estados é fundamental para aprimorar nossas estratégias e garantir a proteção tanto da população quanto do meio ambiente”, frisou.

Conapp

O Comitê Nacional de Produtos Perigosos (Conapp) é o principal órgão de estudo e formulação de parâmetros legislativos e técnicos para o atendimento a emergências ambientais com produtos perigosos no Brasil. O comitê tem como missão padronizar procedimentos e ampliar o intercâmbio de conhecimento técnico entre os Corpos de Bombeiros dos estados e do Distrito Federal, visando garantir a segurança e a eficácia nas operações de atendimento a emergências.