Nesta quarta-feira, 22, mais duas premières do filme ‘O Barulho da Noite’, da cineasta Eva Pereira, foram realizadas em Palmas. As sessões exclusivas, promovidas pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), foram realizadas na Comunidade Jaú e na programação do Cine Debate, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Estiveram presentes a diretora, a equipe técnica e uma das protagonistas do filme, a atriz Emanuelle Araújo.
As sessões antecedem a participação do filme em festivais internacionais. O Barulho da Noite conquistou avaliações positivas da crítica especializada de cinema e do público de festivais importantes no Brasil, como o 51º Festival de Cinema de Gramado; a Mostra Maranhão na Tela 2023; e a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, justificando o esforço da produção em retratar no filme a cultura tocantinense nas expressões da Folia do Divino Espírito Santo.
Comunidade Jaú
A première não poderia deixar de ser realizada na Comunidade Jaú, local onde o filme foi gravado. Para Eva, essa sessão foi uma das mais importantes “Foi muito emocionante levar o filme para quem ajudou a construir aquele cenário, para que fez parte daquela história. Foi como levar o filme de volta a sua casa”, disse a cineasta.
UFT
Na sessão exibida na UFT, umas das estudantes presentes, Isabela Santa Rosa, falou sobre a emoção de assistir “O Barulho da Noite”. O filme toca em um lugar profundo, que fala com a realidade das mulheres do Brasil. É retratado com muito cuidado essa narrativa que poderia ser a da minha avó, da minha tia e de várias outras da minha família, que fala de um lugar invisibilizado. Achei maravilhoso o trabalho, foi realmente impactante, e só demonstra a qualidade das histórias do Tocantins e dos tocantinenses”, disse a universitária.
A também estudante universitária Aryana Penno falou sobre o orgulho de ver o filme e participar da première. “Eu achei incrível o evento, achei uma oportunidade maravilhosa para os estudantes e para nós tocantinenses em geral que não recebemos muito eventos culturais nesse nível estreia de filme e espero que cada vez mais o Tocantins seja palco de produções assim e Palmas esteja cada vez mais no circuito cultural de grandes produções brasileiras”, disse a estudante.
O filme
O Barulho da Noite retrata a reviravolta na vida das irmãs Maria Luiza (Alícia Santana) e Ritinha (Anna Alice), com a chegada de um suposto sobrinho do seu pai, Agenor (Marcos Palmeira). O rapaz vem para ajudá-lo na lavoura enquanto ele parte para cumprir com suas obrigações na Folia do Divino Espírito Santo. Sônia (Emanuelle Araújo), mãe das meninas, segue atormentada por traumas e lembranças da infância, e tenta, sem sucesso, buscar equilíbrio em meio às tensões da vida dura do sertão.
O longa é uma produção da MZN Filmes e Cunhã Porã Filmes, com coprodução da Bananeira Filmes e do Canal Brasil; e distribuição da Lira Filmes. Com investimento do Prodecine I, o filme contou com patrocínio do BRDE/FSA, Grupo Cristália e Grupo Energisa; e apoios do Governo do Tocantins e Prefeitura de Palmas por meio da FCP.
O filme recebeu apoio cultural da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas, na modalidade de licenciamento de obra cinematográfica inédita para exibição exclusiva em première e prestação de serviços artísticos em workshop.
Texto: FCP/Palmas
Edição: Secom