Segunda, 29 de Abril de 2024

Emoção marca entrega de prêmio a projeto do MPTO de proteção aos recursos naturais da região da bacia do Araguaia

As ações da Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia geraram 218 procedimentos para investigar desmatamentos ilegais

Foto: Divulgação
post


04 dezembro, 2023 às 08:55

As ações desenvolvidas pela Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia em defesa dos recursos naturais, com ênfase no uso sustentável dos recursos hídricos e no combate aos desmatamentos ilegais, foram premiadas com o troféu de primeiro lugar no Prêmio Cesaf-Escola 2023, que foi idealizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP) para valorizar as ações e projetos do Ministério Público do Tocantins (MPTO) com maior resolutividade e impacto positivo para a sociedade.

O prêmio foi entregue nesta sexta-feira, 1º, durante o encerramento do II Congresso Estadual do Ministério Público do Tocantins, em Palmas.

Muito emocionado, o titular da Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia, Francisco Brandes Júnior, dedicou o prêmio ao procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, que se notabilizou pela defesa do meio ambiente e faleceu em março deste ano.

“Dedico esse prêmio ao amigo José Maria, que foi um exemplo de atuação equilibrada e sempre fez o melhor possível pelo bem comum, honrando com sua atuação os anseios da sociedade”, disse Francisco Brandes Júnior.

Além do troféu de 1º colocado, o promotor de Justiça recebeu um notebook e um documentário sobre o trabalho, que foi exibido na solenidade (para assisti-lo, clique AQUI).

As ações da Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia geraram 218 procedimentos para investigar desmatamentos ilegais, que já resultaram em 112 audiências extrajudiciais, 20 acordos e 77 ações judiciais, com o objetivo de responsabilizar os infratores e garantir a recuperação dos danos ambientais.

Segundo colocado
O segundo no Prêmio Cesaf-Escola 2023 foi o projeto “Integração da Rede de Proteção”, referente à atuação desenvolvida pela 21ª Promotoria de Justiça da Capital em favor da integração dos diversos entes que formam a rede de proteção da criança e do adolescente. O troféu e um notebook foram entregues ao promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior.