As ações desenvolvidas pela Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia em defesa dos recursos naturais, com ênfase no uso sustentável dos recursos hídricos e no combate aos desmatamentos ilegais, foram premiadas com o troféu de primeiro lugar no Prêmio Cesaf-Escola 2023, que foi idealizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP) para valorizar as ações e projetos do Ministério Público do Tocantins (MPTO) com maior resolutividade e impacto positivo para a sociedade.
O prêmio foi entregue nesta sexta-feira, 1º, durante o encerramento do II Congresso Estadual do Ministério Público do Tocantins, em Palmas.
Muito emocionado, o titular da Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia, Francisco Brandes Júnior, dedicou o prêmio ao procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, que se notabilizou pela defesa do meio ambiente e faleceu em março deste ano.
“Dedico esse prêmio ao amigo José Maria, que foi um exemplo de atuação equilibrada e sempre fez o melhor possível pelo bem comum, honrando com sua atuação os anseios da sociedade”, disse Francisco Brandes Júnior.
Além do troféu de 1º colocado, o promotor de Justiça recebeu um notebook e um documentário sobre o trabalho, que foi exibido na solenidade (para assisti-lo, clique AQUI).
As ações da Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia geraram 218 procedimentos para investigar desmatamentos ilegais, que já resultaram em 112 audiências extrajudiciais, 20 acordos e 77 ações judiciais, com o objetivo de responsabilizar os infratores e garantir a recuperação dos danos ambientais.
Segundo colocado
O segundo no Prêmio Cesaf-Escola 2023 foi o projeto “Integração da Rede de Proteção”, referente à atuação desenvolvida pela 21ª Promotoria de Justiça da Capital em favor da integração dos diversos entes que formam a rede de proteção da criança e do adolescente. O troféu e um notebook foram entregues ao promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior.