Sexta, 29 de Março de 2024

MEIO AMBIENTE

Empresários apresentam projeto para reaproveitamento de lixo no Tocantins

Iniciativa não representará custos ao estado e poderá gerar cerca de 2 mil empregos no Tocantins

Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
post


15 outubro, 2019 às 13:10

Nesta segunda-feira, 14 de outubro, o empresário Sergey Zacharov, da Bielorrussia, o gerente nacional da Cetab Amazon - Centro de Engenharia e Tecnologia, Jorge Sales, e a o gerente de desenvolvimento da Cetab, Natalia Sagaydo, apresentaram ao governador Mauro Carlesse um projeto para reaproveitamento do lixo produzido no estado. 

Segundo o projeto, a empresa será responsável pela recepção e preparação dos resíduos, transporte e triagem de produtos secundários (polímeros, PET, resíduos de papel, têxteis, sucatas e vidro) para reciclagem e processamento dos reciclados.

De acordo com Jorge Sales, esse tipo de prática já é comum na Europa, mas se apresenta como inovadora no Brasil, contando com financiamento de bancos internacionais. Com previsão de estabelecimento, incialmente, no Tocantins e Amazonas e, posteriormente, em toda a região amazônica, o projeto não representará custos ao estado e poderá gerar aproximadamente dois mil empregos nos municípios de coleta do lixo. "Não tem custo, tem investimento pela empresa, que é em torno de 50 milhões de dólares, e vai gerar mais de dois mil empregos espalhados pelos municípios beneficiados", pontuou. 

Ainda segundo o gerente nacional da Cetab Amazon, ao estado cabe o papel de fiscalização e será a administração pública a responsável por receber os recursos dos bancos e repassar ao projeto de acordo com o cumprimento de cada etapa do cronograma. 

Após a reunião, será elaborada uma Carta de Intenções, contendo as instruções e normativas para execução do projeto, e será assinada pelo Governo do Estado e a Cetab.