“Foi um evento maravilhoso, com público recorde, belos estandes e apresentações artísticas e culturais dos estados. E com o Tocantins se destacando mais uma vez como uma das maiores caravanas, senão a maior, com 158 empresários do turismo envolvidos na divulgação do estado, captando empresas para levar turistas para nossos atrativos”, entusiasma-se Rodolfo Ferreira.
O presidente da ABAV tocantinense informa que, para o próximo ano, quando a feira acontecerá em São Paulo, o Tocantins já tem mais de 300 m2 de espaço reservado, garantindo novamente uma participação recorde em espaço físico, divulgação e em número de participantes. “Esperamos o comparecimento de mais de 200 pessoas na ABAV EXPO 2026”, acredita.
Já o presidente do Palmas Convention e do Cetur Fecomércio, Marcelo Perim, afirma que, “apesar dos pesares, como a ausência da Região Turística Serras e Lagos, da qual o município de Palmas faz parte, que está ausente da ABAV EXPO 2025, temos novamente uma representação do Tocantins bem visível, com os estandes do Governo do Estado e da Região Turística das Serras Gerais, assim como a representação de várias empresas que adquiriram espaço para exposição de seus produtos”.
A ABAV EXPO, segundo Perim, é um espaço que demonstra a necessidade de preparação de empresas e do setor público para receber os turistas. “Esse é um papel importante desenvolvido pelo Cetur e pelo Convention Bureau, em parceria com o setor privado”, revela o presidente.
Em sua opinião, para atrair mais turistas o destino precisa se preparar profissionalmente para atender ao aumento da demanda, com estrutura mínima, como boas estradas, aeroporto, bons meios de hospedagem, gastronomia e pessoas preparadas para o atendimento nos restaurantes, transfer, visitas a atrativos, pousadas, etc, o que gera uma imagem positiva e o retorno do turista.
“Infelizmente Palmas não esteve conosco na ABAV EXPO 2025, mas esperamos que na próxima edição, em São Paulo, que é um dos maiores emissores para o Tocantins, Palmas esteja junto, pois é onde está o maior aeroporto, uma rede hoteleira e gastronomia de primeira qualidade. Não tem sentido a gente deixar de apresentar a Capital do Tocantins na maior feira do turismo do país”, finaliza Marcelo Perim.