Terça, 30 de Abril de 2024

Equipe da Sics realiza visita técnica ao canteiro de obras da Agrotins

Infraestrutura definitiva do parque onde é realizada a feira será entregue na edição deste ano

Fotos: Divulgação 
post
Adenauer Cunha/Governo do Tocantins

16 abril, 2024 às 16:16

A Agrotins 2024 ocorre em dentro de um mês. Neste ano, o evento promete apresentar ao público uma série de novidades, não somente relacionadas ao mundo do agronegócio, mas também no próprio Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, onde anualmente é realizada a feira. O Governo do Tocantins vai entregar a infraestrutura definitiva do parque.

Nesta segunda-feira, 15, uma equipe da Secretaria de Estado da Indústria Comércio e Serviços (Sics), liderada pelo secretário Carlos Humberto Lima, realizou uma visita técnica ao local. O grupo esteve no Pavilhão do Desenvolvimento Econômico, que abriga também as instalações do Governo do Tocantins. Lima e equipe averiguaram o andamento das obras de readequação do espaço que vai receber pequenos empreendedores que vão expor e comercializar seus produtos.

Durante a visita, o secretário ressaltou que a implementação da infraestrutura definitiva do parque da Agrotins é uma obra do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS). “Por meio do PICS, o Governo do Tocantins está investindo cerca de R$ 23,5 milhões na implantação de infraestrutura definitiva do parque. Dessa forma, vai ser possível que a Secretaria da Agricultura, juntamente com todos os outros atores, possa fazer a maior Agrotins de todos os tempos”.

Serão construídos 118,5 mil m², incluindo duas avenidas, seis ruas, oito travessias e um pátio na beira do lago. A pavimentação extra contemplará ainda mais de 28 mil m². Além da pavimentação, também será realizada a reestruturação do calçamento, criação de novos espaços, iluminação, estacionamento, banheiros, entre outros.

De acordo com a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), participam da Agrotins neste ano cerca de 950 expositores do segmento agropecuário e 80 produtores da agricultura familiar.

Já no Pavilhão do Desenvolvimento Econômico, gerenciado pela Sics, 30 pequenas empresas terão a oportunidade de comercializar seus produtos e serviços. Com 5 metros quadrados, os estandes terão estrutura box metálica, com cobertura em alumínio e revestimento termoacústico, porta de aço automática e pintura eletrostática.

A mesma estrutura será utilizada no projeto piloto do Empório Produtos da Terra – uma iniciativa do Governo do Tocantins que vai implantar centros de comercialização para pequenos produtores e agricultores familiares nos pequenos municípios.

“A gente quer levar a todos os 139 municípios pelo menos um centro comercial que possa atender aos nossos produtores, dentro da vocação de cada município. E, dentro do pavilhão, a gente quer que esse modelo esteja como um projeto piloto. A população vai ver as estruturas da parte de comercialização, que são os centros comerciais populares que serão replicados nos municípios para poder gerar oportunidade ao pequeno empreendedor, gerando emprego e oportunidade à população”, explicou o secretário executivo da Sics, Milton Neris.

 

Agrotins

A Agrotins 2024 será realizada entre os dias 14 e 18 de maio. O tema central deste ano é a “Bioeconomia” como novas perspectivas para a produção agrotecnológica sustentável no campo.