Como parte da programação da Semana da Pauta Verde, o Poder Judiciário Tocantinense promove, nessa terça-feira (19/8), a Oficina de Trabalho Interinstitucional sobre Integração e Compartilhamento de Informações Socioambientais, com realização no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).
A atividade será presencial, com abertura prevista para as 8h15, e é voltada a magistrados(as), servidores(as), gestores(as) públicos(as), representantes da sociedade civil, membros de comunidades impactadas, acadêmicos(as), pesquisadores(as) e estudantes.
Coordenada pelo juiz Wellington Magalhães, a oficina tem o objetivo de promover o uso estratégico de sistemas de informações socioambientais por meio da troca de experiências entre instituições, contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas sustentáveis e integradas no Estado.
A capacitação compõe o calendário da Semana da Pauta Verde, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 18 a 22 de agosto, com ações alinhadas à Meta Nacional 6, que incentiva a conciliação e o julgamento mais ágil de processos ambientais, reforçando o compromisso do Judiciário com a sustentabilidade e com a pacificação social.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente clicando aqui.
Corpo docente da Oficina
- Cledson Rocha Lima – Presidente do Instituto Natureza do Tocantins
- Edmundo Rodrigues – Superintendente do Incra/TO
- Leandro Milhomem Costa – Superintendente do Ibama/TO
- Marcelo Lelis – Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins
- Paulo Ricardo Amaral – Superintendente do IBGE/TO
- Rachel Tirello – Presidente da Anoreg/TO
- Saulo Vinhal da Costa – Coordenador do CAOMA/MPTO
- Sergislei Silva de Moura – Secretário de Planejamento e Orçamento do Tocantins
Para mais informações sobre a Oficina, consulte o edital ou contate o Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Nufam) pelo telefone (63) 3142-2525, ou pelo e-mail: nufamtjto@gmail.com.
Sobre a Semana da Pauta Verde
A mobilização nacional é coordenada no Tocantins pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Ambiental e Fundiário (Cejuscaf), também sob a condução do juiz Wellington Magalhães. A programação inclui:
- 18/8 – Cristalândia: Lançamento do documentário sobre a sentença estrutural da Bacia do Rio Formoso e audiências de mediação ambiental.
- 19/8 – Palmas (Esmat): Oficina interinstitucional sobre integração de informações socioambientais.
- 20/8 – Peixe: Audiência pública sobre o Plano de Manejo da APA de Santa Tereza.
- 21/8 – Araguaína: Audiência pública para assinatura de convênio sobre o Plano de Manejo da APA das Nascentes.
- 22/8 – Guaraí e Gurupi: Audiências de conciliação ambiental.