Domingo, 24 de Outubro de 2021

Arte

Espetáculo teatral “Giringonça” segue com apresentação até sexta-feira, 27

Enredo trata sobre a preservação dos rios e meio ambiente em linguagem leve e divertida

Foto: Divulgação
post


24 agosto, 2021 às 19:12

O Grupo de teatro Artpalco, com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), iniciou, nessa segunda-feira, 23, com uma série de apresentações on-line do espetáculo teatral Geringonça, que mistura arte, cultura e educação ambiental. O público poderá conferir toda a programação até sexta-feira, 27, às 9 e às 14 horas, no canal grupo Artpalco, no Youtube.

O espetáculo teatral é construído no universo clownesco e conta a história de quatro palhaços que constroem uma geringonça para ir à praia e resolvem chegar ao mar pelo rio, que está poluído e assim são impedidos pelos agentes poluentes a chegar ao seu destino. Contando com a ajuda de um gênio maluco, começa então uma grande aventura.

O texto e a direção é de Luiz de Lima Navarro. Segundo o autor, o enredo trata sobre a preservação dos rios e meio ambiente em linguagem leve e divertida. “Esses personagens entendem ao longo da aventura que, somente através da conscientização do ser humano, no que diz respeito aos cuidados com os rios e com o meio ambiente em geral, será possível a realização dessa fantástica empreitada”, declarou.

As apresentações ocorrem pelo projeto Vai ter Teatro na Escola Teatro, que tem como proponente a atriz Hayla Souza. O público-alvo são alunos das escolas municipais de Araguaína, porém, estará disponível a todos, gratuitamente, por meio do canal do Youtube. Segundo Hayla Souza, o objetivo é trabalhar a arte do fazer teatral como ferramenta indispensável na construção da cidadania. “Além de cumprir a sua função social, o Artpalco espera sensibilizar outros empresários a apoiar iniciativas como essas e outros projetos que estão em vias de captação de recursos, além de possibilitar que este projeto tenha uma continuidade e possa fazer parte do calendário anual do Grupo”, considerou.

 O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, destacou a importância do projeto junto aos estudantes e a comunidade para garantir a preservação do meio ambiente. “As riquezas naturais do Tocantins garantem a geração de emprego e renda para as comunidades por meio do turismo. Nesse sentido, incentivar as crianças a preservar o meio ambiente, de forma lúdica, traz grandes benefícios para o presente e futuro de todos”, ressaltou.

O projeto é patrocinado pelo Edital Emergencial do Tocantins - Teatro, da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), com apoio do Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, via Fundo Nacional da Cultura.