Segunda, 25 de Novembro de 2024

Estudantes-atletas do Tocantins se despedem do Campeonato Mundial Escolar e deixam sua marca no cenário internacional de futebol

Com placares históricos, o time do Colégio Cívico-Militar Domingos da Cruz Machado retornará para o Brasil com um quarto lugar

Crédito: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins
post
Marcos Miranda/Governo do Tocantins

28 maio, 2024 às 11:31

Em seu último embate, contra o time da China, as estudantes-atletas tocantinenses do Colégio Cívico-Militar Domingos da Cruz Machado, de Araguaína, demonstraram talento e determinação. No jogo que aconteceu em Dalian, na China, nesse domingo, 26, o placar foi de 2 a 0 para o time chinês, mas disputado com garra até o fim.

A participação das estudantes no ISF World School Championship Football 2024 foi marcada por placares impressionantes, como o histórico 37x0 ocorrido no terceiro jogo, contra o time canadense.

 

"Acreditamos no esporte"

 

O secretário executivo da Educação no Tocantins, Edinho Fernandes, destacou que apesar do resultado não ser o desejado, a experiência foi incrível. "Todas as nossas estudantes estão de parabéns. Foi uma campanha muito importante, mostrando que estamos no caminho certo. Acreditamos no esporte. Continuaremos acreditando e investindo, pois o desporto é uma ferramenta de melhoria e mudança social".

"O quarto lugar conquistado pela equipe feminina de futebol tocantinense no mundial é resultado de um contexto de valorização do desporto na educação, refletindo o objetivo do Governo do Tocantins, executado pela Secretaria de Estado da Educação, que é ampliar o talento e o trabalho de jovens atletas. Essa conquista inspira futuras gerações a perseguirem seus sonhos no esporte, fortalecendo o legado do desporto escolar do Tocantins", completou o gestor.

 

Placares inesquecíveis

Durante o campeonato, as atletas tocantinenses tiveram resultados excelentes. Em seu segundo jogo, após um empate com o time da Uganda, as atletas golearam a República Tcheca por 24 a 0 e, em seguida, reafirmaram sua superioridade técnica com um histórico placar de 37 a 0 contra o Canadá. Mais recentemente, a equipe enfrentou a Nigéria e conquistou uma vitória de 5 a 0, garantindo participação na semifinal.