Terça, 23 de Abril de 2024

Esporte

Estudantes participam da etapa estadual da 7ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins

Os estudantes campeões serão os representantes do Tocantins nas Paralimpíadas Escolares, que acontecem em São Paulo, em novembro

Foto: José Matheus/Governo do Tocantins
post


17 setembro, 2021 às 19:21

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) recebe estudantes atletas em Palmas, nesta sexta-feira, 17, e sábado, 18, para a 7ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). Participam das provas individuais atletas dos municípios de Arapoema, Araguaína, Araguanã, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Palmas e Tocantinópolis.

Antes dos jogos, os atletas passaram por testagem para Covid-19, no Hotel 10. A organização da equipe da Superintendência de Esportes, Juventude e Lazer, da Seduc, recebeu os estudantes e coordenou o momento, conforme explicou a técnica de desporto da Seduc, Keilla Gonçalves.

“Uma das coisas que nos atentamos foi a logística de protocolos de segurança, tivemos no hotel a testagem para Covid-19 e todos deram negativo. É emocionante podermos voltar a realização das atividades e perceber a alegria dos estudantes e também que o nível técnico deles continua impressionante”, frisou.

 

Classificações

Nesta sexta-feira, houve disputa do tênis de mesa e prova de natação na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso. A etapa estadual é classificatória para a etapa nacional, as Paralimpiadas Escolares, que acontecem em São Paulo, de 22 a 27 de novembro.

Ryan Cordeiro Sales foi classificado na categoria de 11 a 13 anos masculina. Já na categoria de 14 a 17 anos masculina, o estudante Gustavo Henrique Pereira, da Escola Estadual Antônio Delfino Guimarães, de Arapoema, foi classificado. Gustavo, que possui deficiência intelectual, já ganhou 2 vezes a competição estadual e contou sobre as expectativas para este ano.

“Eu comecei a treinar em 2017 na escola, participei dos Parajets, ganhei e fui para os jogos nacionais, quando na primeira vez eu trouxe o bronze. Estou animado para competir novamente e quem sabe ganhar”, afirmou Gustavo.

O treinador de Gustavo, Carlos André de Oliveira de Souza, falou da emoção de ver o desenvolvimento do estudante. “Fazemos um treino intensivo uma vez por semana, com precauções devido à pandemia. Agora, após um ano sem competir, vê-lo ser campeão é um sentimento inexplicável, que mostra a dedicação dele e que mesmo depois de tanto tempo ele só melhora as habilidades”, ponderou.

Na natação de 11 a 13 anos, a estudante Maria Flávia Fernandes Silva, do Centro Pedagógico Princípio da Sabedoria, de Palmas, foi classificada na prova de 50 metros. Na mesma prova, o estudante Bruno Gabriel Coelho Damasceno, da Escola Adventista de Palmas é o classificado da categoria masculina.

No sábado, 18, serão realizadas provas de Atletismo na pista da Universidade Federal do Tocantins (UFT), às 7h30.

 

Parajets

Em 2014, foi lançada a primeira edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), para alunos com deficiência física (DF), visual (DV) e intelectual (DI), visando fomentar o esporte escolar adaptado, a interação social e o desenvolvimento de suas habilidades no meio educacional. Desde então, cada vez mais atletas participam da competição, e o Tocantins tem participação expressiva nas Paralimpíadas Escolares, conquistando medalhas de ouro e quebrando recordes.

Nos Parajets, participam alunos em idade escolar, 11 a 17 anos, nas modalidades: Atletismo, Bocha, Tênis de mesa, Natação e Judô. Os Jogos são divididos em etapas regional e estadual.