Terça, 22 de Outubro de 2024

Experiências e ações da gestão dos Recursos Hídricos do Estado são apresentadas na Semana Integrada de Computação, Engenharias e Tecnologias Emergentes

Os engenheiros Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos ministram minicursos a profissionais

Foto: Divulgação
post
Nauane França*/ Governo do Tocantins

21 outubro, 2023 às 00:58

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participa nesta sexta-feira, 20, da Semana Integrada de Computação, Engenharias e Tecnologias Emergentes, no Câmpus Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Durante dois dias, 19 e 20 de outubro, os especialistas da Semarh engenheiro ambiental Thiago Bandeira, engenheiro florestal João Carlos Noleto e engenheiro ambiental Diogo Pedreira, ministram os minicursos com abordagem de temas relacionados à Obtenção e Outorga de Uso da Água, Produção de Mudas em Viveiros Florestais e Tecnologia de Medição de Vazão em Corpos Hídricos.

Respondendo pela Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Graciela Ribeiro, considerou que, “a participação da Semarh no evento reforça o compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, compartilhando conhecimento e conscientização ambiental sobre a preservação dos recursos hídricos. O trabalho realizado pela Diretoria de Recursos Hídricos desempenha um papel importante no monitoramento, preservação e gestão das águas, bem como na educação ambiental”.

O gerente de Planejamento de Recursos Hídricos da Semarh, engenheiro ambiental Thiago Bandeira, contou que na ocasião está sendo apresentado o papel da Secretaria na gestão de Recursos Hídricos, principalmente no que se refere ao papel do Estado na outorga para o uso de água e enfatizou que, “além dos conceitos, bases legais, técnicas de medição de vazão e as regras de uso das águas no estado do Tocantins, foram detalhados e apresentados estudos de casos realizados na obtenção da outorga de recursos hídricos. Essa é uma oportunidade de contribuir para a produção de conhecimento e desenvolvimento de habilidades dos futuros profissionais que estão na academia", afirmou.

O engenheiro florestal da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, João Carlos Noleto Ribeiro, enfatizou que "o projeto Centro de Recuperação de Áreas Degradadas [CRAD] tem a finalidade de produzir mudas para revitalização da vegetação das bacias hidrográficas. Adotamos métodos de propagação de espécies e utilizamos na produção bandejas de tubetes, irrigação automatizada, seleção, classificação, identificação, beneficiamento, além do armazenamento das sementes coletadas e entregues pelos Comitês de Bacias, bem como a vetorização das espécies", comentou.

O engenheiro ambiental da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Diogo Pedreira, ressaltou que ‘’um dos objetivos foi mostrar a tecnologia de ponta utilizada pela nossa equipe na Secretaria, como o M9 e Flow Tracker, que são aparelhos de medição de vazão; também apresentamos as normas de regulação sobre vazão; e a produção de dados para uso nacional e internacionalmente. Com o minicurso trouxemos nossa contribuição aos participantes desse seminário, onde tivemos três momentos; o primeiro de apresentação, o segundo de feedback e o terceiro de atividade prática onde os participantes tiveram contato com os equipamentos e sua utilização’’.

O evento tem como objetivo reunir estudantes, professores e profissionais que desejam explorar as áreas da Ciência da Computação, das Engenharias e das Tecnologias Emergentes e as aplicações desses campos no mundo real.