Segunda, 25 de Novembro de 2024

Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão acontece neste domingo em Caseara

Competição alia tradição da corrida de canoas à preservação ambiental de uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira

Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
post
Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

30 abril, 2024 às 18:40

Neste domingo, 5, Caseara, na região oeste do Tocantins, recebe o 7º Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão. O evento tem largada prevista para as 8h, no Porto do Casé, no centro da cidade. Os vencedores da corrida de canoas tradicionais, nas categorias masculino e feminino, solo e dupla, e categoria tradição, receberão como premiação troféus e dinheiro.

O evento é promovido pelo Instituto Araguaia, Organização Não-Governamental (ONG) de Caseara, e conta com o apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Supervisão do Parque Estadual do Cantão (PEC), e da Prefeitura de Caseara.

Adailton Glória, supervisor da Unidade de Conservação, destaca que o Festival de Canoagem e Ecologia no Parque Estadual do Cantão é uma iniciativa do Instituto Araguaia que visa promover o turismo sustentável na região, ao mesmo tempo em que sensibiliza a comunidade para a preservação dos recursos naturais e prática de esportes. “Esperamos a presença de turistas, moradores locais e amantes da natureza de todas as idades. É uma oportunidade de reafirmar o compromisso de todos com a conservação da biodiversidade e a promoção do ecoturismo responsável no Parque Estadual do Cantão”, pontuou o gestor.

As inscrições estão abertas via Whatsapp, pelo número (63) 99299-7727, ou diretamente no local, no Porto do Casé, caso haja vagas disponíveis.

Sobre a Unidade de Conservação

O Parque Estadual do Cantão, ao Norte da Ilha do Bananal, é considerado uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira. Sua riqueza biológica deve-se ao fato de que o Cantão, formado como um delta pelo rio Araguaia, Javaés e Côco, apresenta mais de 800 lagos.

O Parque detém grande diversidade e algumas espécies ameaçadas de extinção. Seu estado de preservação garante recurso para a alimentação e berçário para a reprodução de abundantes populações de peixe do médio Araguaia. É um parque de ecótono triplo, abrangendo Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal numa área de mais de 90 mil hectares.