Os componentes do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas (FEMC) realizaram a décima segunda Reunião Ordinária na última quarta-feira (18) por meio de videoconferência. O FEMC visa estimular, fortalecer e avaliar a implementação das Políticas Nacional e Estadual de Mudanças do Clima.
Dando início à reunião, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jayme, empossou os novos conselheiros do Fórum e desejou boas-vindas. Dentre as pautas, estava a deliberação sobre a atualização do Anexo referente ao Tocantins no Under2 MoU, ao qual foram realizadas consultas públicas e Workshops sobre mudanças climáticas afim de envolver os participantes para definir as ações e metas estaduais.
O gerente de Recursos Energéticos e Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Francis Rinaldi Frigeri, explanou o tema e respondeu aos questionamentos dos demais membros. O objetivo é provocar a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), que causam impactos nas mudanças climáticas.
Ainda durante o encontro foi apresentado o En-Roads pelos representantes da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Trata-se de um simulador de mudanças climáticas que permite analisar o cenário para limitar o aquecimento global gratuitamente.
Também foi aprovado pela maioria o calendário de Reuniões Ordinárias do Fórum para 2021, com 4 encontros previstos.
Under 2
O Tocantins é membro do Under 2 MoU desde 2015 e é responsável pelas seguintes linhas: Plano Estadual de Redução das Emissões de GEE e Adaptação às Mudanças Climáticas; Prevenção, Controle e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais; Energia e Biocombustíveis; Mudança e Uso da Terra e Setor Agropecuário; Arborização Urbana Integrada ao Transporte Urbano Sustentável; Áreas Protegidas e Combate ao Desmatamento.