Terça, 22 de Outubro de 2024

Gestão Estadual de Resíduos Sólidos aborda saúde ambiental, em painel da Jornada de Iniciação Científica do Instituto Federal do Tocantins

Tecnologias sociais, benefícios da reciclagem para proteção dos biomas, integração da comunidade acadêmica

22 outubro, 2024 às 15:08

O governo do Tocantins desenvolve ações em prol da gestão de resíduos sólidos no Estado, da integração da comunidade acadêmica e de jovens pesquisadores com as questões ambientais. Com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que é doutora em Ciências Ambientais pela Universidade da Flórida, Ellen Amaral, participou na noite desta quinta-feira, 17, da Roda de Conversa do Painel “Cultura, Sociedade e Saúde Ambiental”, durante a 15ª Jornada Iniciação Científica e Extensão do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus de Palmas.

Esse encontro promoveu o compartilhamento de saberes e experiências de profissionais reconhecidos em suas áreas, com alunos e participantes. Na Roda de Conversa, a doutora Ellen Amaral junto a renomados especialistas - entre eles, o doutor em Química pela Universidade Federal de Uberlândia, Paulo Batista; a doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade de Estadual de Campinas, Carolina Joly Moreira; a doutora em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins, Walena Magalhães; e o mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, Sérgio Luís de Oliveira – apontaram aspectos da nossa sociedade e cultura que dialogam com a conservação dos biomas brasileiros.

Conhecida por sua atuação no tema de saneamento e mais recentemente no eixo dos resíduos sólidos, que conecta saúde e meio ambiente, a gestora estadual de Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, que também é bióloga, contribuiu com sua experiência e conhecimento na área da saúde ambiental, com o tema ‘As tecnologias sociais e os benefícios de proteção ao bioma Cerrado, gerados a partir do serviço prestado pelos catadores de materiais recicláveis de Palmas; impactos negativos e as vantagens da integração da comunidade acadêmica e os jovens pesquisadores do IFTO com a atividade’.

“Este evento promoveu um espaço de reflexão sobre os desafios e as oportunidades existentes de conversação do Cerrado a partir da contribuição dos catadores na promoção da reciclagem. Então minha abordagem manteve o foco no problema urgente dos lixões no Estado e a importância dos catadores para a promoção da saúde ambiental”, ressaltou a gestora estadual de resíduos sólidos, Ellen Amaral, após o evento.

 

Evento 

 

A 15ª Jornada Iniciação Científica e Extensão realizada pelo IFTO, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), acontece entre os dias 16 e 18 deste mês, promovendo um conjunto de atividades acadêmicas e científicas que visam fomentar debates sobre temas relevantes para a sociedade e para a preservação ambiental.