Domingo, 24 de Novembro de 2024

Gestores das Unidades de Conservação se reúnem no Parque Estadual do Lajeado

Encontro abordou planejamento de ações estratégicas das Unidades de Conservação geridas pelo Naturatins

Foto: Divulgação/Naturatins
post
Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

03 abril, 2024 às 09:20

Com o objetivo de aprimorar a gestão das Unidades de Conservação (UCs) através da troca de experiências, nessa segunda-feira, 1º de abril, os gestores das UCs se reuniram na sede do Parque Estadual do Lajeado, em Palmas. O encontro teve como foco a apresentação de demandas, o diálogo sobre ações estratégicas para o ano de 2024 e, ainda, a participação da gestão das UCs na Agrotins.

Estiveram presentes os supervisores Hermísio Alecrim, do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Monaf); Vaneça Ribeiro, do Parque Estadual do Jalapão (PEJ); Lyon Cardoso, do Parque Estadual do Lajeado (PEL); Adailton Glória, do Parque Estadual do Cantão (PEC); Camilla Muniz, da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado; Fábio Dias, da APA Ilha do Bananal/Cantão; Rejane Nunes, da APA Jalapão; Abel Cardoso, da APA Lago de Palmas; e Ayranan Leite, da APA Nascentes de Araguaína. O evento foi organizado pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP) e contou com a presença do diretor responsável, Dalmir Jorge, entre outros servidores.

Entre os principais temas discutidos, os gestores enfatizaram ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. Para o diretor Dalmir Jorge, esse tipo de encontro fortalece a gestão e promove relações funcionais sólidas, pois cada gestor pode compartilhar suas ideias, demandas e aspirações. "Isso estabelece um vínculo entre os colegas de trabalho e proporciona aprendizado mútuo. Trocamos ideias e conhecemos as particularidades de cada unidade, o que é essencial para cada gestor", afirmou.

A participação da gestão da UCs na Agrotins 2024 esteve entre os temas pontuados. Foi ainda discutido o Plano Operativo Anual (POA) que irá orientar a atuação da diretoria. “Estamos trabalhando no Plano que possa nortear não só em 2024, mas, com os devidos ajustes, nos anos seguintes também”, concluiu o diretor, Dalmir Jorge.