Quinta, 21 de Novembro de 2024

Governo do Estado abre inscrições para a 2ª edição do Festival Surdolímpico do Tocantins em três Superintendências Regionais de Educação

Evento ocorre nos dias 21 e 28 de setembro e 26 de outubro em Palmas, Gurupi e Araguaína, respectivamente

Foto: Seduc/Governo do Tocantins
post
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

10 setembro, 2024 às 13:35

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está com inscrições abertas para o 2º Festival Surdolímpico do Estado do Tocantins, que neste ano vai ocorrer em três cidades: em Palmas, no próximo dia 21; Gurupi, em 28 de setembro; e Araguaína,  dia 26 de outubro, das 8h às 12h. As inscrições podem ser feitas pela internet, pelo link https://forms.gle/XSZ5huDSTzrnwQve7.

Na Capital, as inscrições vão até dia 19 de setembro; em Gurupi, até dia 26; e em Araguaína, até o dia 24 de outubro. Cerca de 500 participantes estão sendo esperados no Festival. As atividades serão destinadas a crianças acima de 6 anos, jovens e adultos.

O evento tem o objetivo de proporcionar uma manhã de vivências em modalidades esportivas, oportunizando a pessoas surdas a iniciação e a aproximação com o esporte surdolímpico.

Haverá demonstração de fundamentos e regras esportivas com professores de Educação Física, que aplicarão os exercícios. Para que as informações sejam passadas na língua materna dos surdos, haverá tradutor-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Em Palmas, as atividades serão realizadas na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, com práticas nas modalidades de futebol society, voleibol, judô, natação e tênis de mesa. Em Gurupi, os participantes vão vivenciar os seguintes esportes: badminton, basquetebol, futsal, natação e tênis de mesa, no Serviço Social do Comércio (Sesc).

Já em Araguaína, o evento ocorrerá no Colégio Esportivo Militar Jardenir Jorge Frederico, com as modalidades de badminton, basquetebol, judô, natação e tênis de mesa.

O diretor de Lazer, Cultura e Desporto Escolar da Seduc, Tiago Evangelista, ressaltou que o Festival foi criado para estimular os estudantes surdos e com deficiência auditiva a prática de esportes. “O esporte colabora com a socialização, formação e desenvolvimento dos indivíduos, tendo como fenômeno social o importante papel na sociedade. A prática contribui para a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos e atitudes”, destacou.