Com objetivo de conscientizar a população sobre ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito da dengue, o Governo do Tocantins aderiu ao Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue. A ação lançada pelo Ministério da Saúde (MS) ocorrerá no sábado, dia 02 de março, com o tema ‘10 minutos contra a dengue’ e teve o detalhamento das ações divulgado na quarta-feira, 28, em Brasília, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).
A data foi estabelecida devido ao aumento expressivo dos casos de dengue no Brasil, que não era esperado. As tendências históricas indicam o pico das epidemias entre março e abril. Contudo, segundo o boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Tocantins apresentou uma queda de 77,2% no número de casos confirmados de dengue. Em fevereiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, foram 649 casos em 2023, já em 2024 foram 148.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, participou do evento em Brasília e falou sobre a importância da participação do Tocantins na mobilização contra a dengue. “Estamos em um cenário epidemiológico e o Tocantins está engajado na luta contra a dengue. Já estamos articulando com os municípios, as ações a serem desenvolvidas no sábado, dia 02, e queremos contar com a adesão de toda a população tocantinense, uma vez que são os agentes mais eficazes para a eliminação dos mosquitos que comprovadamente tem se proliferado em residências e áreas urbanas”.
Para o governador Wanderlei Barbosa, “combater a dengue e as demais doenças causadas pelo Aedes aegypti é uma responsabilidade de nós gestores e de toda a população. Já estivemos reunidos com representantes de todos os 139 municípios e com a ministra Nísia Trindade e faremos tudo que tiver ao nosso alcance para garantir que a população tocantinense esteja protegida”, afirmou.
Parceiro
Segundo o presidente do Conselho Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO), Yatha Anderson, “as equipes das Secretarias tem promovido ações de conscientização diariamente, agora reforçadas com a chegada da vacina aos municípios. Reforço ainda a necessidade da participação de todos nessa luta coletiva, com a limpeza dos quintais e evitando o acúmulo de água parada. O enfrentamento da dengue é uma responsabilidade de todos nós!”, disse.
Ações
O Ministério da Saúde reforçou como principal ação de prevenção, a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, a qual deve contar com toda a população. “É importante receber os Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que vão ajudar a encontrar e eliminar possíveis criadouros. Aliado a isso, estamos focados na imunização da população, com a distribuição de vacinas para todos os estados”, disse a ministra Nísia Trindade. O Tocantins recebeu 11.540 doses da vacina contra a dengue e todos os 14 municípios prioritários, escolhidos pelo MS, já receberam os imunizantes.
‘10 minutos contra a dengue’
Toda a população tocantinense pode participar da campanha, em poucos minutos podem ser feitas medidas simples de limpeza. Os moradores podem fazer semanalmente nas residências, para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Algumas das ações que compõe o ‘10 Minutos Contra a Dengue’ são: deixar as caixas d’água vedadas calhas totalmente limpas, poços e tambores bem fechados, pneus sem água e em lugares cobertos, garrafas vazias e baldes com a boca para baixo, ralos limpos e com tela, ar-condicionado com bandeja limpa e sem água, deixar os pratos de vasos de planta com areia até a borda.
Dados epidemiológicos
Os dados das arboviroses no Tocantins são atualizados semanalmente e podem ser acessados por meio do link https://www.to.gov.br/saude/boletins-epidemiologicos-das-arboviroses/6aqzbftl85g2.