Quinta, 25 de Abril de 2024

TURISMO

Governo do Tocantins está trabalhando na implantação de Observatório de Turismo no estado

Observatório tratá um panorama do setor de turismo no Tocantins para população, turistas, investidores e operadoras

Edésio Tolentino
post


11 setembro, 2019 às 14:14

A Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) realizou nesta terça-feira, 10 de setembro, uma reunião com representantes da empresa espanhola de consultoria Iber Geo e da Pires & Associados para início dos trabalhos de implementação do Observatório do Turismo do Estado do Tocantins. 

Os consultores apresentaram experiências bem sucedidas de Observatórios na cidade de São Paulo, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo, assim como em Buenos Aires (Argentina) e Guadalajara (México), e firmaram que a definição do modelo de governança a ser adotado e a elaboração do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo do Tocantins devem ocorrer até janeiro de 2020.

 

Um dos pontos da reunião foi o planejamento para realização de levantamento de dados de toda cadeia do turismo do Tocantins, englobando fluxo de visitantes e cadastro dos equipamentos (meios de hospedagens, restaurantes, guias, agências, transporte, roteiros, eventos), por exemplo. Os dados e informações, levantados por meio de estudos e pesquisas, serão disponibilizados à população, turistas, investidores e operadoras por meio do portal do Observatório do Turismo do Tocantins para que tenham noção da realidade do turismo no estado.  

Durante as discussões, Judith Muntal, uma das representantes da Iber Geo, destacou a importância do uso de parâmetros internacionais para a coleta de dados e informações. Além disso, foi ressaltado na reunião que inicialmente serão utilizados dados já disponibilizados pela Adetuc e outras entidades. O Observatório ainda será tema de discussão entre outras instituições públicas, prefeituras e empresários do setor. 

O presidente da Adetuc, Tom Lyra, enfatizou que a previsão de conclusão destes trabalhos é de 180 dias e que o Observatório trará grande contribuição ao estado. "O Observatório do Turismo analisa o comportamento do setor, contribuindo para que o destino se torne cada dia melhor para seus visitantes e moradores, além do compartilhamento de informações que são importantes aos profissionais, especialistas, acadêmicos, e, principalmente, aos  dirigentes públicos e privados para auxiliar na tomada de decisão", pontuou.