Sexta, 29 de Março de 2024

Dia Mundial da Água

Governo do Tocantins expande projeto Barraginhas para a região centro-sul do estado

Projeto busca minimizar os efeitos causados pelas mudanças climáticas, que contribuem na estiagem prolongada da região sudeste

Fernando Alves
post
Para minimizar os efeitos causados pelas mudanças climáticas, a Gestão desenvolveu o Projeto Barraginhas

23 março, 2019 às 13:51

No momento em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março, o Governo do Tocantins destaca projetos e ações desenvolvidos visando a preservação e o uso adequado dos seus recursos hídricos. Para minimizar os efeitos causados pelas mudanças climáticas, que contribuem na estiagem prolongada da região sudeste, uma das que mais sofrem com a carência de água do Estado, a gestão desenvolveu o projeto Barraginhas.

Com o sucesso da ação, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) iniciou uma nova etapa, em 2018, na região centro-sul do Estado, com a construção de 3.200 pequenas bacias nas propriedades rurais de 17 municípios, um investimento de R$ 3 milhões. Cada município deve receber 200 barraginhas e o primeiro deles foi Brejinho de Nazaré, onde o trabalho já foi concluído.

O projeto atende os parâmetros da Agenda de Desenvolvimento Sustentável Pós-2015, agora chamada Agenda 2030, que engloba um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países-membros rumo ao desenvolvimento sustentável.

A etapa anterior do Barraginhas atendeu 17 municípios situados em uma zona do semiárido, onde chove apenas 400 milímetros por ano, beneficiando 103 mil habitantes e cobrindo uma área de 39.536 km².

Na ação, foram construídas 3.564 barragens (bacias de infiltração da água da chuva), na zona rural dos municípios, para conter enxurradas, erosões e assoreamento dos corpos d’água, bem como recarregar o lençol freático e, a médio e longo prazo, perenizar os pequenos rios e ribeirões das sub-bacias da região.


Preservação e recuperação

No que se refere à preservação e à recuperação, a Semarh executa o projeto Olhos D’Água, que prevê a recuperação de 200 nascentes (aproximadamente 160 hectares) em quatro bacias hidrográficas: Ribeirão Taquarussu; Rio Lontra; Rio Manuel Alves da Natividade; e Rio Formoso - sendo 50 nascentes por bacia. A regeneração será feita via replantio de espécies nativas adaptadas às condições regionais e/ou outras técnicas de reflorestamento.

A Secretaria também dá suporte aos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) em atuação no Estado. Os comitês são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas a serem exercidas na bacia hidrográfica de sua abrangência. São compostos por representantes do poder público, sociedade civil organizada e usuários da água.

Atualmente, existem cinco CBHs instalados no Tocantins: Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso; Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda; Comitê da Bacia Hidrográfica Manuel Alves da Natividade e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza. Um sexto colegiado está em processo de criação e contempla a região sudeste na Bacia do Rio Palma.


A água é uma só

Para a comemoração do Dia Mundial da Água, em 2019, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e adotado pela Agência Nacional de Águas (ANA) foi: A água é uma só.

No Tocantins, as campanhas e as atividades de educação ambiental desenvolvidas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) vão abordar, durante a semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, a importância da proteção dos mananciais e da coibição de crimes ambientais nos cursos d'água e respectivas matas ciliares.

"Todo ano, as equipes do Naturatins reforçam o intercâmbio de conhecimento e a abordagem das recomendações sobre o tema água, na semana de celebração. São orientações oferecidas durante atividades de rotina como blitz educativa ou rodas de conversa que acontecem durante a recepção dos visitantes nas unidades de conservação de responsabilidade do Instituto", destacou o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão.

O gestor complementou que as equipes locais do Instituto também se dispõem a atender convites de órgãos parceiros para realização de palestras e atividades de educação ambiental nas escolas de comunidades urbanas, rurais e indígenas, para falar sobre as áreas de preservação e proteção ambiental, além de contar com o apoio da divulgação realizada pelos meios de comunicação.


Gestão hídrica

O Tocantins é um dos principais estados do País em termos de potencialidade hídrica, gerando uma vazão correspondente a 731.977 litros por segundo. Apenas 5% desse potencial é empregado para atender a demanda que o Estado possui nos diversos setores produtivos que utilizam a água para se desenvolver, absorvendo o total de 35.945 litros por segundo.

Com uma área de aproximadamente 27 milhões de hectares, o Estado está inteiramente inserido na bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia, com 91,8 milhões de hectares. A vazão média é de 13.799 m³/s (8% do total do país) e as reservas hídricas subterrâneas exploráveis são de 996 m³/s com precipitação média anual de 1.744 mm. 

“Tudo isso integra o conjunto de ações planejadas e executadas pela Semarh, por meio da estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável, visando garantir disponibilidade hídrica no Eestado em seus diversos usos, como abastecimento, turismo, agricultura, entre outros”, disse o titular da Semarh, Leonardo Cintra.

“Além disso, como a água é um recurso fundamental para a manutenção da vida, conseguimos conciliar o caráter ambiental com o social em projetos como o Barraginhas, que atende os pequenos proprietários rurais de regiões castigadas pela seca ao longo do ano, como no sudeste. Temos acompanhado proprietários que estão criando peixes nas barraginhas, prova de que o projeto pode auxiliar ainda mais gerando renda e fortalecendo a agricultura familiar”, complementou o secretário.