Segunda, 29 de Abril de 2024

Governo do Tocantins inicia planejamento da Temporada de Praia 2024

Encontro reuniu secretarias parceiras e instituições privadas que compõem o Comitê Gestor

Créditos:Camila Rodrigues\Governo do Tocantins
post
Por Ascom Setur/ Governo do Tocantins

10 abril, 2024 às 10:59

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou nesta terça-feira, 9, no Palácio Araguaia, reunião de planejamento estratégico para elaborar a programação da temporada de praia de 2024. A pauta da reunião, conduzida pelo secretário Hercy Filho, envolveu diversas secretarias parceiras e membros do Comitê Gestor.

Dentre os objetivos traçados, o Governo do Tocantins quer ampliar a capacidade de geração de fluxo de turistas e, consequentemente, aumentar a renda das comunidades e consolidar as praias do Tocantins como um dos destinos mais visitados do país durante as férias de julho. 

Considerando que o planejamento é a espinha dorsal da gestão do governo de Wanderlei Barbosa, o gestor da Setur defendeu que o alinhamento das ações entre todos os envolvidos será de fundamental importância para a execução assertiva do projeto.

“Queremos fazer da temporada de praia no Tocantins um produto turístico. Porém, devemos realizar esse projeto em sua amplitude, com ações e estratégias para consolidar esse produto. Dentre tantos quesitos, o turista prioriza contar com segurança para ele e toda a sua família”, disse o secretário Hercy Filho.

Durante a reunião, foram apresentadas sugestões para uma maior conscientização voltada para a  manutenção da limpeza das praias, financiamentos para os municípios propostos pela Agência de Fomento, mais investimento em segurança, sustentabilidade, dentre outros. 

A secretária Executiva da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh),  Mônica Avelino, propôs a adoção de um protocolo sustentável que poderá ser  adotado pelos gestores municipais que contemple sugestões de layouts, modelos de banheiros, destinação correta dos resíduos sólidos dentre outras diretrizes. "Se o turista chegar, tiver acomodações, for bem assistido ele vai voltar, então, a gente precisa trabalhar em conjunto para fazer esta definição deste protocolo”, propôs a secretária.

O secretário Hercy Filho finalizou a reunião destacando que é indispensável o envolvimento e comprometimento de todos os setores para que o turista e os municípios sejam beneficiados e se faça uma temporada de praia que contemple a todos”. 

 

Membros do Comitê Gestor presentes

 

Agência de Fomento do Estado do Tocantins; Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins; Departamento Estadual de Trânsito- DETRAN; Federação do Comércio, Bens de Serviço e Turismo- Fecomércio; Marinha do Brasil; Polícia Militar do Estado do Tocantins; Secretaria de Educação-Seduc; Secretaria de Saúde- SES; Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços- Sics; Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos- Semarh; Serviço Social do Comércio do Estado do Tocantins- Sesc; Secretaria do Patrimônio da União-SPU.