Terça, 30 de Abril de 2024

Governo do Tocantins lança Concurso Estande Sustentável para incentivar boas práticas ambientais na Agrotins 2024

Premiação vai contemplar três estandes expositores que obtiverem as melhores pontuações em iniciativas ambientais sustentáveis

Foto Crédito: Marcel de Paula/Governo do Tocantins
post
Cleide Veloso/Governo do Tocantins

17 abril, 2024 às 13:04

O Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Semarh) e da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), lançou nesta terça-feira, 16, o Concurso Estande Sustentável que vai premiar expositores instalados na 24ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que acontecerá no período de 14 a 18 de maio de 2024, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas.

O Concurso vai contemplar os três estandes expositores que obtiverem as melhores pontuações em iniciativas ambientais sustentáveis, conforme edital, sendo a premiação para o 1ª lugar de 100% de isenção da taxa de locação de um lote na Feira do próximo ano (2025), o 2º lugar vai garantir 75% de desconto e o 3º lugar terá 50% de abatimento. 

O secretário da Seagro, Jaime Café, anunciou o Concurso Estande Sustentável e enfatizou, “esse projeto que o nosso secretário Marcello Lelis traz neste ano é uma iniciativa tão importante de incentivo a boas práticas sustentáveis, que já recebi notícia de empresas contratando consultoria para concorrer aos prêmios. Nós vamos ter plantios de árvores e vamos urbanizar para termos ambientes cada vez melhores em nossa Feira”. 

O secretário Marcello Lelis, destacou que, “o governador Wanderlei Barbosa e o secretário Jaime Café [Seagro], acertaram em cheio com esse tema. O Tocantins tem um potencial gigantesco para a bioeconomia e nós da Semarh, no nosso estande, mergulhamos na bioeconomia, trazendo iniciativas sustentáveis e reais, que já estão acontecendo no setor de bioeconomia no Tocantins". 

“O Concurso Estande Sustentável é uma inovação, que a Seagro e a Semarh traz para premiar os estandes mais sustentáveis, conforme uma relação de critérios estabelecidos que definem essa sustentabilidade. Nós vamos trabalhar em parceria com os expositores para que cada estande seja o máximo sustentável possível, para que esse prêmio seja concorrido, se fortaleça nesse primeiro ano e continue sendo realizado nas próximas edições da Agrotins”.

A inscrição dos expositores dos diversos segmentos instalados na Agrotins 2024 é automática no Concurso. Também será entregue o Certificado de Estande Sustentável Vencedor de 2024, para os três contemplados nesta edição.

 

Concurso

 

O Concurso Estande Sustentável tem o objetivo de estimular ideias sustentáveis, inovadoras ou não, de baixo impacto ambiental, com potencial de disseminação de sua aplicabilidade nas futuras edições da Feira.

A diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Amaral Figueiredo, reiterou que “serão consideradas iniciativas ou ações como a separação dos resíduos por meio de coletores específicos e sinalizados, cartazes ou banners que envolvam o público da Feira no cuidado com o descarte adequado dos diferentes tipos de resíduos. Neste ano, estamos trabalhando com outros parceiros para a realização da coleta seletiva na Agrotins”.

As iniciativas sustentáveis praticadas pelos inscritos durante a Agrotins 2024 serão avaliadas por comissão julgadora multidisciplinar, formada por técnicos (titular e suplente) da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), de uma organização não governamental e de uma Instituição de Ensino Superior.

Todas as informações relativas ao concurso estarão disponíveis no site oficial da Agrotins, bem como nos portais do Governo do Tocantins. Os detalhes sobre o Concurso Estande Sustentável estão disponíveis no site da Semarh através do  Edital n° 1/2024, publicado no Diário Oficial do Estado nº 6528/2024. Informações adicionais poderão ser obtidas por meio do e-mail: semarh.dpa@gmail.com.