O Governo do Tocantins participa nesta segunda-feira, 29, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da XXI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e Água (RBMCSA), realizada na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Esse encontro traz as mais avançadas tecnologias aplicadas na área de manejo e conservação do solo e água.
A RBMCSA acontece junto com o VIII Simpósio Mineiro de Ciência do Solo (SMCS), ambos promovidos pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e organizados pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Embrapa Solos.
Na ocasião também serão discutidos os principais problemas, além da divulgação de novas tecnologias e resultados de pesquisas relacionadas ao uso, manejo e conservação do solo e da água em áreas de agricultura de montanha.
O secretário Marcello Lelis afirmou que, “a troca de experiências e o conhecimento de novas tecnologias são essenciais para agregar técnicas que podem contribuir com o avanço dos resultados das novas etapas dos projetos e ações da gestão estadual dos recursos hídricos do Tocantins”.
Segundo, o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do Tocantins, Aldo Azevedo, “os temas que são focos deste evento tem relação direta com as ações da nossa Diretoria, especialmente nos projetos Barraginhas e o Plantando Água, que são projetos estruturantes, em desenvolvimento e tem em sua essência técnicas de conservação de solo e água. Estão sendo apresentadas as mais avançadas tecnologias aplicadas nessa área, nas diversas palestras e workshops ministrados pelas maiores autoridades desses temas no país”.
O engenheiro Agrônomo da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Alexandre Barreto, também participa desse evento, que acontece dos dias 28 de julho a 02 de agosto.