Terça, 30 de Abril de 2024

Governo do Tocantins planta mudas nativas com o projeto Plantando Água e inaugura Parque Temático na Semana Estadual da Água em Gurupi

Novos membros do Comitê das Bacias Hidrográficas Santo Antônio e Santa Tereza foram empossados no mandato (2024-2028)

16 março, 2024 às 16:49

O Governo do Tocantins realizou nesta sexta-feira, 15, o Dia de Campo do projeto Plantando Água do Centro de Recuperação de Áreas Degradadas do Estado (CRAD), em Gurupi, na programação da 14ª Semana Estadual da Água do Tocantins. O evento chega a mais um município, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com o Comitê das Bacias Hidrográficas do Estado e apoio das instituições parceiras.

No município, a celebração conjunta da Semana Estadual da Água e do Dia da Água da Prefeitura de Gurupi, em parceria com o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza (CBHSAST), a Fundação e a Universidade de Gurupi (Unirg), recebeu estudantes do ensino estadual e municipal, autoridades e convidados. Na comemoração conjunta teve ainda,  a solenidade de posse dos novos membros  do Comitê para o mandato (2024-2028) e a inauguração do Parque Temático da Nascente do Córrego Água Franca, construído através do convênio entre a Semarh e a Unirg, com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

O secretário da Semarh, Marcello Lelis, considerou que foi um dia muito especial para a política de recursos hídricos, “decidimos descentralizar a Semana Estadual da Água, ir a campo, pegar a estrada, ouvir o povo e levar o Plantando Água aos quatro cantos do Estado, seguindo o exemplo do nosso governador. Começamos na região norte, em Ananás, estamos hoje em Gurupi, na Unirg, onde por meio de convênio, com recursos do Fundo construímos o Parque Temático”

“Celebramos a Semana Estadual da Água em Gurupi com a inauguração do Parque, a posse dos novos membros do Comitê e a segunda visita do projeto Plantando Água, colocando as mãos na terra e literalmente plantando água. Esse é um plantio simbólico, tem a força da educação ambiental, teremos 400 mil mudas/ano produzidas nos quatro viveiros do CRAD, que serão plantadas em volta de nascentes de APP, recuperando 360 ha de vegetação nativa, literalmente plantando águas”, frisou o secretário Marcello Lelis. 

O representante da Prefeitura, secretário de Governo de Gurupi, Silvério Filho, enfatizou que, “essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Gurupi é relevante para preservação dos nossos córregos e nossas nascentes, além de contribuir com a questão do clima”.

O presidente da Fundação Unirg, Thiago Miranda, anfitrião na inauguração do Parque Temático, ressaltou que “a parceria com a gestão estadual e municipal foram essenciais à conclusão do projeto de construção do Parque, através do convênio entre a Semarh e a Unirg, com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, e que tem o objetivo de preservação da nascente do córrego Água Franca e de proporcionar um espaço de estudos e convivência acadêmica”.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi, Daniella Prudente Vitorino, falou para os alunos que, “vocês moram num município muito importante, Gurupi na verdade é uma grande bacia hidrográfica, nós temos várias nascentes aqui, especialmente de três grandes córregos, o Mutuca, Água Franca e Dois Irmãos; além do Poço do Meio, apesar de não nascer em nosso município. Então sem dúvida precisamos nos empenhar na preservação”. 

A presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, doutora Maria Cristina Bueno Coelho, afirmou que, “a gente faz bom uso das mudas de nossos viveiros, a gente consegue recuperar nascentes dos municípios que integram o nosso Comitê, fazemos um trabalho muito interessante de recuperação das nascentes das nossas bacias e hoje recebemos de braços abertos os novos membros, para darmos continuidade ao nosso trabalho”.

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, lembrou que o projeto Plantando Água foi lançado na Semana Estadual da Água deste ano e acrescentou que, “nós temos uma parceria muito bem fundamentada, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, representando o Estado do Tocantins, financia os Centros de Recuperação de Área Degradada. Estamos aqui hoje falando do CRAD de Gurupi, que em parceria com a Universidade Federal do Tocantins tem a tecnologia de produção de mudas, e em parceria com dois comitês de Bacias Hidrográficas, o Comitê das Bacias dos rios Santo Antônio e Santa Tereza e o Comitê de Bacia do rio Formoso desenvolve várias ações e um trabalho de campo”. 

No evento, os convidados assistiram também a eleição e posse da mesa diretora do Comitê; a assinatura e entrega da Licença Ambiental expedida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi à Fundação Unirg e participaram do Dia de Campo, com o plantio simbólico de mudas de espécies nativas do Cerrado na APP da Nascente do Córrego Água Franca.

Após o encontro, uma comitiva técnica do Estado e municípios visitou o Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) de Gurupi, percorrendo  as instalações dos viveiros de produção das mudas, estendendo a visita ao Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo, ambos na Universidade Federal do Tocantins do município.