Segunda, 29 de Abril de 2024

GOVERNO DO TOCANTINS PROMOVEU SEMINÁRIO DE ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO PARA AGRICULTORES FAMILIARES NA AGROSUDESTE

O seminário foi organizado pelo Ruraltins com recursos do convênio Oportunidade, uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)

Foto: Divulgação
post
Amanda Oliveira/ Governo do Tocantins

15 abril, 2024 às 08:43

Com o apoio do Governo do Estado, a 8º edição da Agrosudeste, que ocorre no município de Almas Tocantins, foi palco de conhecimento para agricultores familiares nesta sexta-feira,12, onde ocorreu o seminário, Associativismo e Cooperativismo e II Encontro das Associações de Produtores Rurais da região sudeste.  

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins),  parceiro da Associação de Produtores Rurais da região Sudeste (Agrosudeste), desde a primeira edição, tem participação efetiva com a feira de agricultura familiar, vitrines tecnológicas, e dias de campo. Nesta edição os agricultores foram contemplados com o seminário que trouxe muito conhecimento e oportunidade para desenvolver a comercialização dos produtos locais.

A diretora de Assistência Técnica do Ruraltins, Alécia Borges, explicou que o seminário foi realizado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executado pelo convênio oportunidade, e afirmou que o tema do seminário foi proposto para fortalecer o associativismo no Estado.

“A proposta do Ruraltins, o trabalho que a gente veio fazer através do Governo do Estado, é fortalecer o associativismo em todo o estado do Tocantins. E aí a gente começa com esses seminários. Estamos na Agrosudeste, iniciando esse grande desafio que é o fortalecimento do associativismo e do cooperativismo, para essas comunidades rurais que precisam se desenvolver na venda dos seus produtos, e na compra de insumos”, explicou Alécia.

De acordo com a diretora, serão realizados oito seminários com o mesmo tema, nas outras regiões do Estado, por meio do Convênio Oportunidade, e da  parceria com o MDA. Alécia explicou que a ação também será desenvolvida com o Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos (Nerudes), da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

“Em parceria com o Nerudes/UFT, nós já estamos construindo um cronograma de propostas para o associativismo, então, nós vamos começar a capacitar os nossos técnicos nesse tema e a partir daí, vamos para as comunidades com o objetivo de fortalecer e dar continuidade a esse trabalho aqui no Estado”, finalizou Alécia.

O seminário iniciou com a palestra didática e participativa, que abordou o tema: Associativismo e Cadeias Produtivas, ministrada pelo professor Doutor Cleiton Silva Ferreira Milagres, que explicou a proposta do debate.

“A ideia de trazer um debate que pudesse trabalhar o associativismo e cooperativismo, é a gente mostrar que a organização coletiva é possível e que o poder de barganha que ela proporciona do associado, do cooperado no mercado é um ganho importante e coletivo. Então, a ideia de mostrar uma palestra em que a gente aborda que o indivíduo precisa competir mas precisa cooperar, é algo que é interessante nessa organização social”, detalhou Doutor Cleiton.

Para a professora Doutoranda da UFT, Juliana Aguiar de Mello, que ministrou a palestra: Gestão Coletiva e Monitoramento Econômico de Quintais Produtivos, o tema é importante e o objetivo foi alcançado.

“Vieram agricultores de vários lugares aqui da região sudeste e o tema do monitoramento econômico é muito relevante, porque normalmente os agricultores familiares não têm o hábito de registrar o fluxo de recursos, que ocorre dentro da propriedade. A agricultura familiar tem uma diversidade de subsistemas, então trabalha desde criação, produção, tem a parte do cuidado do quintal, que são as frutas, a horta, as plantas medicinais, e isso tudo não é visto como se fosse um produto, resultado do trabalho,” destacou a Professora.

O presidente da Associação dos Agricultores e Agricultoras do município de Dianópolis, Lucídes Fernandes Pereira, ressaltou sobre a importância do tema debatido, para os produtores da região.

“Hoje nós estamos tendo o privilégio de estar aqui na feira Agrosudeste, no seminário para os agricultores e associações. Então o tema que hoje foi debatido, o associativismo e cooperativismo, é importante para beneficiar os agricultores e as agricultoras e assim, estarmos organizados para poder comercializar e vender os nossos produtos. Quero dizer aos agricultores e as agricultoras que juntos nós podemos resolver os problemas que são de todos nós”, declarou Lucídes.

O presidente da Agrosudeste João de Abuquerque Filho, em seu pronunciamento, agradeceu o governo do Estado, disse que a feira atingiu os objetivos, e que concluindo o terceiro dia com muita mobilização, os resultados estão sendo colhidos. João afirmou que as palestras, os encontros, dia de campo, são excelentes resultados para a feira.

“Hoje aconteceu um grande seminário do convênio Oportunidade, organizado pelo Ruraltins, e o segundo Encontro dos presidentes de Associações da região Sudeste, proposto para fortalecer o associativismo em todo o estado. Então, eu acredito que estamos atingindo o nosso objetivo, que é transferir para o produtor rural conhecimento e tecnologia, esse ano, já no terceiro dia, estamos com quase 40 milhões de negócios, nós estamos com o Banco do Brasil, Banco da Caixa, Caixa Agro, estamos com o SICRED, o Ruraltins aqui dentro do Institucional elaborando os projetos, Banco da Amazônia. Nós estamos muito felizes. Em nome do governador Wanderlei Barbosa e do Ruraltins, eu fico muito grato pelo apoio também dos colegas que vieram, apoiaram, e eu tenho certeza que a cada ano essa feira vai crescer, porque Deus está colocando a mão, e a região nossa principalmente, precisa desse projeto. Agora é preparar para 2025, que será de 9 a 12 de abril, data definida pela associação.”, declarou João filho.

O seminário ocorreu durante todo o dia e os participantes foram incentivados a compartilhar suas experiências e dúvidas no decorrer das apresentações

Temas abordados:

Associativismo e cadeias produtivas; A importância do associativismo para a competitividade dos pequenos negócios rurais; Gestão coletiva e monitoramento econômico de quintais produtivos; Associativismo na avicultura; Programa de aquisição de alimentos – PAA; Acesso ao crédito rural e  Benefícios econômicos do cooperativismo.