Sábado, 22 de Fevereiro de 2025

Governo do Tocantins reduz consumo e destina mais de 1,3 toneladas de resíduos para reciclagem com o projeto Eco Semarh da Agenda Ambiental na Administração Pública

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos monitora os gastos com energia, água, papel e outros recursos

Foto: Washington Luiz/Governo do Tocantins
post
Cleide Veloso/Governo do Tocantins

21 fevereiro, 2025 às 15:08

O balanço dos resultados obtidos em 2024 com o projeto Eco Semarh – Construindo um Futuro Sustentável, de iniciativa  da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins, desenvolvido no âmbito da A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública,  foi apresentado nesta quarta-feira, 19, no 1º Encontro Eco Viver de 2025.

Com apoio do governo do Tocantins, os gestores e  servidores da Semarh abraçaram as ações propostas pela Comissão do projeto na Pasta e alcançando em 2024, o registro da destinação de 1.382.523 kg de resíduos para associações de recicláveis, além da redução do consumo de água, energia, impressão de papel e do uso de copos descartáveis.

O secretário Marcello Lelis enfatizou que, “somos o órgão que propõe as políticas de meio ambiente do Estado, precisamos vencer o maior desafio que é com nós mesmos, evoluirmos com a mudança de comportamento e sermos o exemplo para incentivar a adesão da A3P por outros órgãos. Não sou perfeito, não é possível ser perfeito em tudo, mas com pequenas ações diárias, eu e cada um de nós, vamos somar para alcançarmos cada vez mais, melhores resultados. Esses resultados são a nossa contribuição para o futuro sustentável e avanço da A3P em nosso Estado. Nossas ações diárias já tem despertado o interesse de outras Pastas, quero parabenizar a todos e convidar a evoluirmos, pois neste ano como vimos, teremos novidades  e vamos avançar nos eixos trabalhados”.

A secretária Executiva da Semarh, Mônica Avelino Arrais,  prestigiou o 1º Eco Viver 2025, e reiterou,  “tenho participado das ações e acompanhado o trabalho crescente da Comissão Eco Semarh e a contribuição dos nossos servidores, estamos de parabéns pelos resultados. O Eco Semarh registrou bem seu primeiro ano de contribuição para o futuro sustentável e avanço da A3P na administração pública do nosso Estado”, reiterou Mônica Avelino.

No decorrer da apresentação, os membros da Comissão Eco Semarh, a diretora de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, Ellen Amaral; o diretor de Administração e Finanças, Célio Pinheiro de Oliveira Júnior e a coordenadora da equipe do ICMS Ecológico, Fernanda Silva, destacaram dados dos painéis de apresentação do balanço 2024 do projeto Eco Semarh.

“O projeto Eco Semarh é uma iniciativa de incentivo à sustentabilidade e nossas ações diárias divulgadas em nossos canais de comunicação e redes sociais, já vem despertando o interesse de outros órgãos, como as secretarias de Estado da Fazenda, da Educação e dos Povos Originários e Tradicionais. Em 2025, contamos com o envolvimento crescente de nossos servidores para que pequenas ações diárias da A3P passem a fazer parte da rotina de todos os órgãos estaduais”, ressaltou Ellen Amaral.

Além dos integrantes da Comissão Eco Semarh, o evento contou com a presença dos servidores de todos os departamentos do órgão.