Após dias de calor intenso, com temperaturas máximas próximas aos 38ºC, em um setembro marcado por temperaturas cerca de 1,5°C acima da média, os tocantinenses poderão ter um alívio com a chegada das primeiras chuvas nesta semana.
De acordo com o Grupo Storm, empresa de monitoramento climático que atende a Energisa, as instabilidades devem se manter ao longo da semana, trazer chuvas mais frequentes ao Estado e uma ligeira queda nos termômetros.
“Com a chegada das chuvas e o aumento da cobertura de nuvens, as temperaturas devem diminuir ligeiramente, em torno de 3°C, nesta segunda quinzena de setembro. Mesmo assim, o calor ainda será predominante, com máximas próximas de 35°C na maior parte dos dias. A expectativa é de um período com maior variabilidade: momentos de calor, intercalados com pancadas de chuva típicas do início da estação chuvosa”, explica a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes.
Para garantir que o fornecimento de energia seja contínuo, seguro e suporte as condições severas do tempo, a Energisa Tocantins investiu mais de R$ 400 milhões na rede elétrica do Estado até agosto deste ano, com previsão de totalizar R$ 598,7 milhões até o fim de 2025, recurso aplicado na ampliação e modernização da rede e em obras de subestações, como a Palmas V. A distribuidora também investe em tecnologias como o sistema de self healing, que permite que a rede elétrica se recupere automaticamente em caso de falhas.
“O sistema identifica problemas em determinados pontos da rede, como a queda de uma árvore ou um curto-circuito, por exemplo, realiza o isolamento desse trecho e redireciona o fornecimento de energia por caminhos alternativos. O procedimento é realizado em questão de segundos, o fornecimento é restabelecido e sem a necessidade de intervenção humana”, explica o gerente de operações da Energisa Tocantins, Mauro Inácio.
Diante do início do período chuvoso no Estado, a distribuidora também começa a colocar em prática um planejamento de atuação e manutenção. O plano, dividido em três etapas, abrange ações preventivas, antes das chuvas iniciarem definitivamente; reativas, conforme o surgimento de demandas, além de iniciativas posteriores, com a avaliação das ocorrências após a conclusão de cada atendimento.
“Nosso plano de contingência para o período chuvoso é uma força-tarefa que envolve todos os setores da empresa para aumentar o esforço em torno das demandas. Ele prevê ações que vão desde o âmbito administrativo, como o acionamento de operadores de diferentes unidades da Energisa, se houver necessidade, até o operacional, como reforço na logística de materiais, infraestrutura de TI e a disponibilização de grupos geradores para os clientes que necessitarem dessas estruturas”, pontua o gerente de operações.
A partir desse planejamento, a concessionária de energia já executou uma série de ações preventivas ao longo do ano, como a manutenção de estruturas, limpezas de faixa, que consistem no manejo de vegetação para mantê-la distante da rede elétrica, podas técnicas em árvores, além do preparo das equipes, que passam por treinamentos especializados, capacitação profissional e reciclagem. Entre as ações também está o investimento contínuo na frota, ferramentais e outros equipamentos que podem apoiar as operações, mesmo diante das adversidades climáticas.
“Além disso, com o apoio do Grupo Storm, monitoramos o clima continuamente para embasar a tomada de decisões de proteção do sistema elétrico. Assim, conseguimos agir de forma preventiva e realizar os atendimentos emergenciais de maneira mais ágil”, complementa o gerente de operações.
Segurança
A Energisa reforça algumas dicas para evitar acidentes envolvendo a rede elétrica no período chuvoso:
-
Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas durante chuvas intensas;
-
Nunca utilize aparelhos conectados à tomada durante temporais;
-
Os cabos telefônicos, de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirá-los das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
-
Sempre que puder, aterre a rede elétrica da residência ou comércio;
-
Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
-
Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;
-
Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;
-
Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
-
Não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, pois eles podem estar energizados.