Quarta, 22 de Outubro de 2025

Justiça Cidadã no Cerrado segue com ritmo intenso de atendimentos e audiências em Mateiros

Justiça Cidadã no Cerrado segue com ritmo intenso de atendimentos e audiências em Mateiros

Justiça Federal no Tocantins
post
Renata Pessoa

22 outubro, 2025 às 14:58

O segundo dia do projeto Justiça Cidadã no Cerrado manteve o ritmo intenso de atividades em Mateiros, na região do Jalapão. Ao todo, cerca 1.632 serviços foram prestados pela Justiça Federal no Tocantins e por instituições parceiras, que seguem com a ação até esta quarta-feira, 22, levando cidadania, dignidade e direitos às populações de áreas remotas do Estado.

Durante todo o dia, 411 pessoas foram atendidas em diversas áreas jurídicas, assistenciais, previdenciárias e de saúde reforçando o compromisso da iniciativa em garantir o acesso a serviços públicos essenciais para quem mais precisa.

Juizado Especial Federal Itinerante em atividade

De forma simultânea, o Juizado Especial Federal Itinerante (JEFIT) deu continuidade às audiências e conciliações, ampliando a solução de demandas locais com celeridade e proximidade.

Em fala durante as atividades, o juiz federal Igor Itapary Pinheiro, diretor do foro da Justiça Federal no Tocantins e coordenador da ação, destacou a importância da continuidade dos atendimentos e da integração entre as instituições:

 “O segundo dia da ação Justiça Cidadã no Cerrado superou novamente as nossas expectativas. Tivemos um grande número de pessoas buscando os mais diversos serviços oferecidos pelas instituições parceiras que estão conosco.

É uma alegria e uma satisfação imensa perceber que estamos, de fato, fazendo a diferença na vida das pessoas. Essa é uma ação que promove cidadania, inclusão e reforça a dignidade de cada morador da comunidade.

Seguimos firmes para o terceiro dia, com o mesmo entusiasmo, a mesma garra e o mesmo propósito: servir bem e continuar levando Justiça e dignidade a quem mais precisa.”

Parcerias que fortalecem a cidadania

Durante toda a terça-feira, 21, moradores de Mateiros e comunidades quilombolas receberam atendimento de diversos órgãos do sistema de Justiça e de documentação civil. Foram 21 atendimentos pela Justiça Federal, 38 pela Defensoria Pública do Estado, cinco reconhecimentos de paternidade, 63 atendimentos do Tribunal Regional Eleitoral e 103 pelo Instituto de Identificação.

Também participaram o Cejusc Tocantins, com nove atendimentos, e a Ouvidoria da Mulher, que acolheu duas pessoas com escuta e orientação humanizada.

Benefícios sociais e documentação

As ações voltadas à inclusão social e à atualização de cadastros mobilizaram grande público. Somente nesta terça-feira foram registrados 56 atendimentos do INSS, 24 da Receita Federal, 56 atualizações do CadÚnico, sete atendimentos do Bolsa Família e 36 atendimentos do Exército Brasileiro.

Saúde e bem-estar

Os serviços de saúde também registraram alta demanda. Foram 89 aferições de pressão arterial e testes de glicemia, 58 consultas médicas, 62 atendimentos odontológicos e 79 exames oftalmológicos, garantindo cuidado integral à população atendida.

Essas ações reafirmam o compromisso da Justiça Federal e dos parceiros em promover não apenas o acesso a direitos, mas também a atenção à saúde e ao bem-estar das comunidades do Jalapão.

Serviços comunitários e ações sociais

A programação incluiu ainda atividades de solidariedade e autocuidado, como o Varal Solidário, que beneficiou 232 pessoas; a distribuição de kits de higiene bucal para 137 pessoas; e a campanha Absorvendo Solidariedade, que atendeu 89 mulheres. Além disso, 46 pessoas receberam cortes de cabelo, design de sobrancelhas e tranças gratuitamente.

Vozes do Jalapão

Entre os moradores atendidos, o sentimento é de gratidão e esperança.

Nascida e criada no Jalapão, Amélia Pereira Batista, de 85 anos, falou com emoção sobre o impacto da ação:

“Esses atendimentos são muito importantes pra quem mora longe e tem dificuldade pra sair daqui pra consultar. Às vezes a gente tá doente e nem consegue chegar na cidade. Por isso, é muito bom quando essas ações acontecem por aqui. Ajudam muita gente. Fui muito bem atendida. O pessoal tratou a gente com carinho e atenção. Só tenho a agradecer a todos que vieram até aqui pra atender a gente.”

Outra beneficiária, Cleidemar Castro da Silva, dona de casa e mãe de um jovem acamado, contou como foi acolhida pela equipe:

 “A equipe me recebeu com muito carinho e tirou todas as minhas dúvidas. O benefício vai ser muito importante pra mim, porque eu não tenho salário e cuido do meu filho sozinha. Essa ajuda vai fazer muita diferença na nossa vida.”

Encerramento nesta quarta-feira

Os atendimentos e audiências continuam nesta quarta-feira, 22, no Centro de Eventos José Gomes Sobrinho e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Mateiros, encerrando a primeira edição do Justiça Cidadã no Cerrado no município.

A ação deixa um legado de cidadania, dignidade e presença institucional nas comunidades do Jalapão, fortalecendo a missão da Justiça Federal de estar cada vez mais próxima das pessoas.