Segunda, 25 de Novembro de 2024

Lei Paulo Gustavo: equipe do longa-metragem “Entramas” visita a Secult e apresenta projeto contemplado no edital Audiovisual Tocantins 2023

Gravações do filme acontecerão no distrito de Taquaruçu, a partir do mês de julho

Fotos: Flaviana OX / Governo do Tocantins
post
Maria Eduarda Ferraz/ Governo do Tocantins

07 junho, 2024 às 08:22

Na manhã desta quinta-feira, 6, a Secretaria da Cultura (Secult) recebeu em sua sede parte da equipe de produção e direção do projeto “Entramas”, uma das iniciativas contempladas no edital Audiovisual Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secult, com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022). O projeto foi inscrito pela Fábrica Produções e as gravações têm início no dia 8 de julho, em Taquaruçu, distrito de Palmas. 

A história traz em cena uma trupe de teatro mambembe, formada pelos membros da família Flores, que passam por momentos difíceis após a morte de seu menestrel. A caminho de um festival, a kombi denominada “Colombina”, meio de transporte que carrega a equipe, quebra, deixando a trupe perdida no sertão. O projeto traz como protagonistas os atores Gabriel Santana e Amanda Nobre, e o elenco também contará com os trabalhos de Cleuda Milhomem, Magna Silva, Meire Maria, Luiz Navarro, Carlos Contijo, João Welson, Fernando França, Maria Clara, Sávio Danrley, George Henrique, Patrícia de Sá, Ana Kamila Castaño, Adailson Costa e Luma Gomes. 

Para o secretário da Cultura Tião Pinheiro, iniciativas como o projeto “Entramas” demonstram a força, a pluralidade e a criatividade da cultura tocantinense e das pessoas que a fazem. “É gratificante ver os projetos contemplados na Lei Paulo Gustavo entrando em sua fase de execução, movimentando e envolvendo os trabalhadores do setor cultural de todo o estado, e promovendo a descentralização dos recursos da lei”, disse.

O projeto é escrito e dirigido pelo dramaturgo, ator e diretor de teatro e cinema Justino Vettore, que também esteve por trás de diversas produções audiovisuais, produzidas nos formatos de documentário, websérie e curta-metragem. “Entramas”, entretanto, marcará a sua estreia em um longa-metragem de ficção, o que tem sido motivo de grande expectativa em seu trabalho. 

“Estamos muito felizes por esta produção, que é fruto de políticas públicas para a cultura. Fui formado por projetos advindos destas políticas e após passar por diversos setores em filmes de colegas, hoje posso dizer que estou trabalhando no meu longa-metragem, e é isso o que desejo para cada profissional que trabalhará em nosso filme e que sonha o mesmo que um dia sonhamos”, contou o diretor. 

O roteiro do projeto foi escrito e contemplado em um edital da Lei Aldir Blanc, lançado pela prefeitura do município de Palmas no ano de 2021. A partir de agora, com a seleção da produção no edital Audiovisual Tocantins 2023, da Lei Paulo Gustavo, a execução envolverá uma equipe de profissionais dos municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi, buscando promover a descentralização da mão de obra envolvida na produção. 

“A iniciativa do projeto em descentralizar a produção do filme facilita para conhecermos profissionais no nosso estado, trocar experiências, unir essas pessoas para projetos futuros, conhecimentos, além de termos um produto tocantinense, onde a maioria da equipe envolvida reside aqui no estado. Estou muito feliz em fazer parte deste projeto”, afirmou a produtora Raquel Etges.

Produtor e proponente do projeto, Pablo Pereira destaca que a iniciativa possibilitará mais de 100 empregos. “Ser contemplado na LPG fez com que a realização deste filme fosse possível. Por meio deste recurso serão contratados direta e indiretamente mais de cem trabalhadores que juntos nos ajudarão a contar a história do filme Entramas. O projeto também significa muito economicamente para todos os profissionais envolvidos, que comemoram e desejam mais oportunidades como essa para ampliar ainda mais o mercado audiovisual do Tocantins”, disse.

Presentes

Pela Secult, participaram do encontro o secretário da Cultura Tião Pinheiro, a secretária executiva Valéria Kurovski e o gerente de Convênios e coordenador do Núcleo de Editais, Tales Monteiro. Pela equipe de produção do filme, estiveram presentes o roteirista e diretor Justino Vettore, o produtor e proponente Pablo Pereira e as produtoras Raquel Etges e Patrícia Ramalho.