Entre os dias 07 e 09 de outubro, o governo do Tocantins realizou 3.373 atendimentos em diversas áreas no município de Mateiros, localizado na região do Jalapão, para garantir serviços básicos à população. Entre os serviços, a emissão de documentos, revelação de fotos, testes rápidos, cursos profissionalizantes, palestras, rodas de conversa, recadastramento de famílias quilombolas e mobilização da rede de proteção à criança e adolescente.
A ação fez parte da 2ª edição do projeto Juntos Pela Cidadania, que envolveu a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Segundo o balanço do governo, durante os três dias, foram emitidos 409 RG’s, 30 CPF’s e 936 fotos 3x4 foram reveladas. Também foram realizados 528 testes rápidos para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
Segundo Tito Lustosa, papilocopista do Instituto de Identificação da SSP, o acesso difícil a região do Jalapão é um dos empecilhos para que a população tenha acesso a documentos básicos e que isso foi percebido pelo grande número de atendimentos realizados. "Nosso principal papel é a contribuição para o exercício da cidadania, pois o RG é um importante documento de relação entre o indivíduo, a sociedade e o governo, é com ele que o Estado atesta sua unicidade, sua individualidade como pessoa. Através desse projeto estamos contribuindo com isso, abrindo portas através da emissão do RG para o acesso da população a diversos benefícios", destacou Lustosa.
Além disso, os moradores puderam participar de cursos profissionalizantes, sendo que 160 pessoas foram certificadas em cursos de 60 horas e 510 atendidas nas áreas de corte de cabelo, design de sobrancelha e maquiagem. Paralelamente, foram realizadas palestras de conscientização sobre a violência contra a mulher com a participação de 218 pessoas.
Para a técnica da Gerência de Inclusão Produtiva da Setas, Rosy Barros, as capacitações realizadas no local foram muito importantes para a população em razão da carência e das dificuldades de acesso à região. "Na entrega dos certificados, foi possível perceber a felicidades deles devido a participação nos cursos profissionalizantes", ressaltou.
Ainda 325 pessoas participaram de palestras de prevenção às drogas, 108 adolescentes participaram de palestras sobre o Sistema Socioeducativo e 149 crianças da região se divertiram nas oficinas lúdicas.