Sexta, 26 de Abril de 2024

PROJETO JUNTOS PELA CIDADANIA

Mais de 3,3 mil atendimentos essenciais são realizados na região do Jalapão

2ª edição do projeto Juntos Pela Cidadania buscou atender áreas carentes de atendimentos básicos

Tharson Lopes/ Secom Tocantins
post


11 outubro, 2019 às 15:59

Entre os dias 07 e 09 de outubro, o governo do Tocantins realizou 3.373 atendimentos em diversas áreas no município de Mateiros, localizado na região do Jalapão, para garantir serviços básicos à população. Entre os serviços, a emissão de documentos, revelação de fotos, testes rápidos, cursos profissionalizantes, palestras, rodas de conversa, recadastramento de famílias quilombolas e mobilização da rede de proteção à criança e adolescente.

A ação fez parte da 2ª edição do projeto Juntos Pela Cidadania, que envolveu a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e a Secretaria da Segurança Pública (SSP).  

Segundo o balanço do governo, durante os três dias, foram emitidos 409 RG’s, 30 CPF’s e 936 fotos 3x4 foram reveladas. Também foram realizados 528 testes rápidos para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Segundo Tito Lustosa, papilocopista do Instituto de Identificação da SSP, o acesso difícil a região do Jalapão é um dos empecilhos para que a população tenha acesso a documentos básicos e que isso foi percebido pelo grande número de atendimentos realizados. "Nosso principal papel é a contribuição para o exercício da cidadania, pois o RG é um importante documento de relação entre o indivíduo, a sociedade e o governo, é com ele que o Estado atesta sua unicidade, sua individualidade como pessoa. Através desse projeto estamos contribuindo com isso, abrindo portas através da emissão do RG para o acesso da população a diversos benefícios", destacou Lustosa. 

Além disso, os moradores puderam participar de cursos profissionalizantes, sendo que 160 pessoas foram certificadas em cursos de 60 horas e 510 atendidas nas áreas de corte de cabelo, design de sobrancelha e maquiagem. Paralelamente, foram realizadas palestras de conscientização sobre a violência contra a mulher com a participação de 218 pessoas.

Para a técnica da Gerência de Inclusão Produtiva da Setas, Rosy Barros, as capacitações realizadas no local foram muito importantes para a população em razão da carência e das dificuldades de acesso à região. "Na entrega dos certificados, foi possível perceber a felicidades deles devido a participação nos cursos profissionalizantes", ressaltou. 

Ainda 325 pessoas participaram de palestras de prevenção às drogas, 108 adolescentes participaram de palestras sobre o Sistema Socioeducativo e 149 crianças da região se divertiram nas oficinas lúdicas.