Quinta, 28 de Março de 2024

Mais de 350 alunos participam de bate-papo sobre coleta seletiva e programa Coleta Palmas

Objetivo é sensibilizar e conscientizar sobre a coleta seletiva

Luciana Pires/Prefeitura de Palmas
post
Alunos da escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares receberam as informações

11 abril, 2019 às 23:57

A equipe técnica da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMA) esteve reunida na tarde desta quinta-feira, 11, com cerca de 350 alunos da escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, na região Norte da capital. O evento aconteceu em continuidade às ações de sensibilização e conscientização sobre a coleta seletiva e o programa Coleta Palmas. Na ocasião, os alunos foram incentivados a trazer materiais de suas casas no próximo Dia C de coleta seletiva que será realizado no final do mês de abril na unidade escolar.

“Hoje nossa conversa foi no sentido de sensibilizá-los sobre a coleta e também de explicar como funciona todo o ciclo de retorno dos materiais para a natureza. Falamos também do papel desse programa como fortalecedor das entidades que atuam com coleta em nossa cidade, preservando o meio ambiente e gerando renda para dezenas de famílias”, explicou Irisneide Saraiva, pedagoga da gerência de Educação Ambiental da FMA.

“Nós já tentamos fazer a seleção dos materiais em casa, mas não deu muito certo, agora com o Dia C vamos trazer aqui para a escola e vai ser mais fácil”, conta a aluna Ana Beatriz da Silva, que se comprometeu a, juntamente com as amigas Mariany Barbosa e Ana Mirelly, trazer materiais recicláveis para o Dia C.

A coordenadora pedagógica da ETI Padre Josimo, Maria Goreth Barbosa, desatacou que diálogos como este são importantes na construção de uma conduta cidadã e de respeito ao meio ambiente. “É sempre importante reforçar com os alunos os impactos dos resíduos sólidos no meio ambiente e que uma mudança comportamental é necessária, é preciso deixar um legado para as futuras gerações” frisou a pedagoga acrescentando que as escolas municipais estão realizando o Dia C justamente para incentivar os alunos a adquirir o hábito da coleta seletiva.

Coleta Palmas

O Programa Coleta Palmas é resultado de um longo estudo sobre a gestão de resíduos no Município e se concretizou como uma ação da Fundação Municipal de Meio Ambiente, em parceria com as Secretarias Municipais da Educação, de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis, de Desenvolvimento Econômico, de Comunicação, além da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Fundação Municipal da Infância e Juventude.

Podem ser entregues materiais de metal, plástico ou papel como por exemplo embalagens de leite ou suco, latas de metal, garrafas plásticas, caixas de ovos, papelão, entre outros produtos.

Para o total aproveitamento do material coletado é necessário que todo o resíduo seja separado e limpo com água, em seguida colocado para secar, evitando assim que resíduos possam danificar ou contaminar todo o material já recolhido no contêiner. (Prefeitura de Palmas)