Sábado, 20 de Abril de 2024

MEIO AMBIENTE

Mais de 40 toneladas de pneus são recolhidas para reciclagem em Gurupi

Segundo CCZ do município, medida irá beneficiar tanto na limpeza da cidade como no controle da dengue

Divulgação/Prefeitura de Gurupi
post


02 dezembro, 2019 às 15:55

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Gurupi coletou, na última semana, 46 toneladas de pneus descartados em estabelecimentos como postos de combustíveis, lojas de pneus e borracharias no município. No início do ano já haviam sido recolhidas cerca de 161 toneladas, totalizando mais de 200 toneladas em 2019, segundo a instituição. 

O material está armazenado em um galpão no Parque Industrial da cidade e será recolhido pela empresa Reverso Reciclagem de Pneus, que trabalha em parceria com o CCZ no destino final dos pneus descartados. 

Para o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Henrique Alencar, o trabalho de coleta de pneus em desuso irá beneficiar tanto na limpeza da cidade como no controle da dengue. "A secretaria de Saúde de Gurupi está em constante trabalho no combate à dengue e temos a compreensão de que, além das ações feitas de bairro em bairro, a coleta desses materiais ajuda de forma efetiva no trabalho das equipes", destacou Alencar. 

Já o secretário de Saúde do município, Gutierres Torquato, pontuou que a iniciativa irá beneficiar Gurupi tanto nas áreas ambiental como de saúde pública. "Hoje em dia os pneus se transformaram em um grande acumulador de resíduos, onde hospedam diversos vetores de doenças como mosquitos, ratos e baratas, além de demorar anos para a decomposição", finalizou.