Na última terça-feira, 12, a Mineratins recebeu representantes da empresa Vera Cruz Pesquisa e Desenvolvimento, do grupo Morelate, para discutir uma parceria no projeto de extração de minério de ferro em Araguaçu, no Tocantins. Estiveram presentes na reunião o presidente da Vera Cruz, Sérgio Ribeiro, o representante jurídico do grupo, Wilson Corrêa, e o consultor do grupo, Thiago Dourado, que apresentaram o histórico, a estrutura e os objetivos da empresa no Estado.
O grupo Morelate atua no setor de autopeças para veículos diesel pesados e na distribuição e fabricação de peças descontinuadas para essa linha, com forte presença na América Latina, diversificando sua atuação para o ramo do agronegócio e da mineração.
A Vera Cruz, unidade de pesquisa e desenvolvimento do grupo, possui diversas parcerias com instituições renomadas, como a Embrapa e o Cenargen, além de colaborações internacionais em países como Portugal, México, Estados Unidos e Angola.
O foco da Vera Cruz no Tocantins é a explotação de minério de ferro na cidade de Araguaçu e adjacências, onde a Mineratins possui dois requerimentos minerários que são objeto da busca de parceria.
O Plano prevê o desenvolvimento de uma linha ferroviária de aproximadamente 80 quilômetros, que conectará a mina de ferro à Ferrovia Norte-Sul, e a instalação de uma planta de produção de ferro-gusa, com geração de cem empregos.
“Esse é um projeto que envolve não só a pesquisa, a mineração e a prospecção do minério, mas também tem todo um lado logístico que sozinho já gera uma economia própria”, pontua Sérgio Ribeiro, acrescentando que o investimento logístico é estratégico, dada a posição geográfica de Tocantins, que facilita o acesso aos três principais portos de exportação do Brasil e possibilita uma futura rota para o Oceano Pacífico.
Essa infraestrutura trará benefícios não apenas para o transporte de minério de ferro, mas também para diversas cadeias produtivas da região, como o agronegócio e a exploração de outros minérios. “Com essa estrutura pronta, você potencializa todas as cadeias que têm naquela região”, disse Thiago, reforçando que o projeto fortalecerá setores que, isoladamente, teriam menor viabilidade econômica.
Com o apoio do Estado, através da Mineratins, o Projeto se propõe a transformar o Tocantins em um polo de mineração, gerando impactos econômicos significativos e contribuindo para a ampliação das atividades do setor mineral de forma integrada e sustentável. Até dezembro, o grupo pretende apresentar os números preliminares de geração de empregos e da arrecadação de impostos para o Estado e municípios, demonstrando o potencial econômico dessa iniciativa para o Tocantins.