A fim de garantir uma atuação mais resolutiva e agilizar os processos da instituição, o Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público do Estado do Tocantins (DOMP/TO) está mais moderno e funcional. Com novo desenho gráfico, a publicação foi automatizada e priorizou a navegabilidade, facilitando a leitura e o acesso às informações.
A nova estrutura, em modelo de documento, reforça a transparência, possibilita a organização dos dados e a localização das informações de interesse do leitor.
Somam-se a isso a responsividade da tela, que permite a sua adaptabilidade a todos os modelos de equipamentos, e a acessibilidade, que possibilita a leitura do texto em voz e melhor distribuição do conteúdo.
O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, reforçou o compromisso da gestão em promover a modernização dos serviços, utilizando sistemas ágeis para auxiliar nas atividades dos integrantes e proporcionar um atendimento eficiente ao cidadão. De acordo com ele, a intenção é tornar o MPTO cada vez mais tecnológico.
“O objetivo da gestão é desburocratizar, simplificar e melhorar nossos sistemas internos, de modo a facilitar o trabalho dos integrantes, aumentando a produtividade e consequentemente beneficiando o cidadão”, disse o PGJ.
Automatização e economicidade
O desenvolvimento das novas funcionalidades automatiza todo o processo de geração do DOMP/TO, que hoje é executado manualmente. Isso resulta em economicidade para a instituição, já que o documento será desenvolvido de forma colaborativa e o servidor que era exclusivo para o trabalho de diagramação será direcionado para outras atividades.
A mudança confere mais celeridade à publicação, agilizando os trabalhos dos membros e responsáveis por algumas áreas do Ministério Público, e diminui a possibilidade de erros.
Integração e desburocratização
Para o público interno, o Diário institucional altera o fluxo das publicações e desburocratiza os processos.
Para a publicação no diário, os documentos devem ser inseridos no sistema Athenas, sem necessidade de diagramação específica para este fim. As publicações serão feitas diretamente por meio de E-doc ou e-Ext, sistemas internos do Ministério Público do Tocantins.
Sobre o DOMP
O Diário Oficial Eletrônico do MPTO é publicado de segunda a sexta-feira, sempre após as 18h, e pode ser acessado na página principal do portal do MPTO na internet e pelo aplicativo MPTO Cidadão.
O sistema foi inteiramente desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do MPTO. A versão entrou em operação em 9 de janeiro, e a expectativa é que a publicação contribua para a democratização do acesso às informações oficiais do Ministério Público do Tocantins.
Histórico
O Diário Oficial Eletrônico do MPTO foi implantado em março de 2016, como mais um instrumento de transparência, reafirmando a autonomia da Instituição perante os três Poderes. (Texto: Daianne Fernandes)