Segunda, 29 de Abril de 2024

Mudanças climáticas e recursos hídricos são tema de encontro realizado em Palmas

Programação do V Encontro do Grupo Técnico da Amazônia Legal Brasileira será concluída com visitação técnica ao Parque Estadual do Lajeado

Fotos: Walker Ribeiro/Governo do Tocantins
post
Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

11 abril, 2024 às 08:24

Técnicos e representantes dos órgãos estaduais envolvidos na gestão de recursos hídricos dos Estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira estão reunidos em Palmas até a sexta-feira, 12, para discutir mudanças climáticas e recursos hídricos. O V Encontro do Grupo Técnico da Amazônia Legal Brasileira é promovido pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

A solenidade de abertura nesta quarta-feira, 10, aconteceu na Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Secretários de Estado e autoridades trouxeram suas contribuições. "É importante a presença e a participação dos estados da Amazônia que fortalece o debate naquilo que temos desenvolvido em nossas ações e mostrar também um pouco do Tocantins e de como cuidamos da política de recursos hídricos", declarou o presidente do Naturatins, Renato Jayme.

A palestra inicial foi ministrada pelo juiz Wellington Magalhães, do Tribunal de Justiça do Tocantins, que abordou a segurança jurídica alinhada à gestão de recursos hídricos. "A presença do judiciário num encontro dessa natureza é muito importante, uma vez que reforça a necessidade de um diálogo interinstitucional em busca da proteção do meio ambiente, da preservação dos ecossistemas e da gestão sustentável dos recursos hídricos. Então, participar deste encontro, trocando experiências com outros estados da Amazônia Legal, no sentido do Judiciário poder contribuir com esse diálogo, sempre pautado pelas premissas do desenvolvimento sustentável", ponderou o magistrado que atua na Comarca de Cristalândia.

Na programação desta quarta-feira, 10, houve apresentação do Fórum Tocantinense de Comitês de Bacia Hidrográfica acerca da atuação dos comitês de bacia na preservação dos recursos hídricos. E, ainda, participação de técnicos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e apresentação dos estados do Acre e Mato Grosso. "É uma troca de experiências importante, conhecer como o estado do Tocantins vem atuando e toda contribuição técnica e de experiências exitosas na participação dos organismos de bacias e comitês. Está sendo uma grande oportunidade e aprendizado ímpar conhecer toda a atuação do Estado e de como vem apoiando a gestão de recursos hídricos. Esperamos levar todas essas experiências e poder estreitar cada vez mais a participação e a integração de todos os estados da Amazônia na gestão das águas", comentou Luciene Chaves, diretora de recursos hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará.

Nesta quinta-feira, 12, os estados do Pará, Roraima e Tocantins fazem suas apresentações. A programação do dia será concluída com deliberação sobre regimento interno e definição das próximas reuniões. O V Encontro do Grupo Técnico da Amazônia Legal Brasileira será concluído na sexta-feira, 12, no Parque Estadual do Lajeado (PEL), unidade de proteção integral a 30km da Capital.