Sexta, 19 de Abril de 2024

MEIO AMBIENTE

Mudas serão plantadas no entorno do Estádio Nilton Santos como parte das ações do programa "MudaClima"

Objetivo da iniciativa é aumentar o conforto urbano, melhorar o clima da cidade e recuperar áreas degradadas

Luciana Pires/Prefeitura de Palmas
post


10 dezembro, 2019 às 16:50

Em continuidade ao programa "MudaClima", cerca de mil jovens aprendizes da  Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) plantarão mudas de árvores frutíferas e típicas do cerrado no entorno do Estádio Nilton Santos, região Sul de Palmas. A ação deve ser finalizada até sexta-feira, 13 de dezembro. 

Segundo o diretor de Gestão Ambiental da Fundação de Meio Ambiente, Marcelo Grison, neste momento os jovens estão passando por um processo de sensibilização sobre importância da arborização na cidade e da participação da população na proteção ao meio ambiente. "Estamos levando a eles a proposta de contribuírem para melhorar o clima por meio do plantio de árvores. Nossa expectativa é que esta ação desperte o sentimento de pertencimento e que eles passem a encarar as árvores como patrimônio coletivo da cidade", destacou Grison. 

O programa foi elaborado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), em parceria com o Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (IPUP), e está sendo executado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp). O objetivo é aumentar o conforto urbano, melhorar o clima da cidade e recuperar áreas degradas a partir do plantio de 30 mil mudas de  árvores. O plantio deve durar até a primeira semana de março de 2020, aproveitando o período de chuvas para irrigação natural das árvores. 

O programa terá como base o Plano de Arborização de Palmas, que orienta para as necessidades específicas de cada região da cidade, levando em conta o tipo de atividade realizada no local (residencial, comercial, de lazer, preservação ambiental).