Quinta, 25 de Abril de 2024

Jalapão

Naturatins e Adetuc realizam reunião sobre licenciamento ambiental do Jalapão

Durante o encontro, os empreendedores serão orientados sobre os procedimentos técnicos e prazos para a legalização.

Divulgação
post
Dentre as exigências a serem respeitadas está à capacidade de carga (visitação) diária em cada atrativo, como cachoeiras e fervedouros

16 maio, 2019 às 13:21

Para que os atrativos turísticos do Jalapão estejam em consonância com a lei, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) promovem nesta quinta-feira, 16 de maio, a partir das 16 horas, na sede administrativa do Parque Estadual do Jalapão, em Mateiros, uma reunião de sensibilização.

O licenciamento ambiental é obrigatório para a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais. Durante o encontro, os empreendedores serão orientados sobre os procedimentos técnicos e prazos para a legalização. Dentre as exigências a serem respeitadas está à capacidade de carga (visitação) diária em cada atrativo, como cachoeiras e fervedouros.

De acordo com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama nº 237/97), os atrativos turísticos localizados na região do Jalapão precisam se adequar à legislação ambiental, e assim, garantir a preservação dessas áreas. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO) é parceiro na iniciativa e estará presente para orientar os proprietários de atrativos turísticos a se tornarem microempreendedores individuais (MEI) ou microempreendedores (ME), para que possam ter acesso aos projetos e orientações técnicas da entidade.