O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou na comunidade PA Macaúba, em Pium, uma série de atividades de orientação e sensibilização ambiental. As ações ocorreram nos dias 19 e 20 de outubro, e incluíram plantio de mudas nativas, oficina de confecção de marionetes, contação de histórias, esclarecimentos sobre licenciamento ambiental e capacitação em lavoura, pecuária e floresta.
As ações foram uma iniciativa da pedagoga Hélia Regina Araújo da Silva, do supervisor Fabio Dias Pereira, ambos da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão e da guarda-parque Marina Morenna, da Unidade Regional do Naturatins em Paraíso.
De acordo com a guarda-parque Marina Morenna, as ações buscam orientar sobre o uso sustentável dos recursos naturais, além de promover uma integração entre o órgão ambiental e a comunidade PA Macaúba, situada na região da APA Ilha do Bananal/Cantão.
O licenciamento ambiental é um instrumento fundamental para assegurar a preservação do meio ambiente. Com esse propósito, os técnicos do Naturatins, Sâmyla Tássia e Bruno Tácito levaram orientações à comunidade.
“É importante que os agricultores familiares da comunidade conheçam todos os procedimentos necessários para a implementação de atividades que utilizem os recursos naturais, com base nos critérios de conservação e preservação ambiental. Dentre as orientações, nós trouxemos esclarecimentos de dúvidas sobre os processos que envolvem a solicitação da Declaração de Dispensa de Licenciamento Ambiental (DDLA)”, explicaram os técnicos.
Na avaliação do presidente da Associação dos Agricultores do PA Macaúba, Valdir Alves, as orientações foram positivas e proporcionaram um melhor entendimento sobre a maneira como os empreendimentos da comunidade devem ser realizados de modo a não causar prejuízos ao meio ambiente.
A programação também envolveu as crianças da Escola Municipal Vereador José Pinto, e incluiu oficina de confecção de marionetes com material reciclado, contação de histórias e plantio de mudas de árvores nativas como fava de bolota, açaí, mulungu, ipê roxo e ingá de corda.
Os técnicos do Naturatins (esq/dir) Sâmyla Tássia e Bruno Tácito levaram orientações sobre licenciamento ambiental (Foto: Walquer Ribeiro/Governo do Tocantins)