Terça, 11 de Novembro de 2025

Naturatins participa do 3º Seminário sobre Sustentabilidade e Inovação no Artesanato, no Rio de Janeiro

Iniciativa buscou estimular o diálogo e a troca de experiências sobre práticas que fortalecem o artesanato brasileiro

Naturatins/Governo do Tocantins
post
Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins

11 novembro, 2025 às 09:14

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, participou do 3º Seminário Mãos que Promovem o Brasil: Sustentabilidade e Inovação no Artesanato. O Evento foi realizado entre os dias 5 e 7, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.

Durante o evento, o Naturatins participou do Painel Mudanças Climáticas e o Impacto na Produção Artesanal, representado pela bióloga Ana Carolina Freire, da Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico. O painel debateu os desafios ambientais que ameaçam o artesanato tradicional e discutiu caminhos para fortalecer a adaptação e a sustentabilidade das comunidades artesãs.

Segundo Ana Carolina Freire, o evento destacou a importância de compreender o impacto das mudanças climáticas no cotidiano das comunidades. “O artesanato nasce da relação profunda entre as comunidades e a natureza, e quando o meio ambiente é afetado, todo o ciclo de produção é comprometido. A preservação dos ecossistemas e o uso sustentável dos recursos naturais são fundamentais para garantir a continuidade das técnicas, saberes e identidades culturais que criam o artesanato”, afirmou.

A iniciativa buscou estimular o diálogo e a troca de experiências sobre práticas que fortalecem o artesanato brasileiro como instrumento de desenvolvimento sustentável, valorização cultural e geração de renda nas comunidades locais.

Durante os três dias de programação, o seminário promoveu uma série de debates sobre inovação, bioeconomia, mudanças climáticas, futuro e juventude, design sustentável, entre outros temas, a fim de provocar diálogos sobre aspectos fundamentais para o setor e para o Brasil. Além de um workshop prático sobre economia circular.

O seminário teve como guia de pesquisa o projeto Mosaico Amazônia Legal: Mapeamento Cultural do Artesanato Brasileiro, desenvolvido pelo CRAB nos estados do Amazonas, Pará, Acre, Maranhão e Tocantins. O resultado desse mapeamento foi apresentado durante o evento e serviu de base para os debates.

Mosaico

O Mosaico é um projeto de mapeamento em estrutura de mosaico cultural que reflete a rica rede de produção, tradições e práticas sustentáveis que definem o artesanato do Brasil. Como registro vivo tem objetivo de dar destaque às narrativas dos artesãos, suas experiências vividas e a sabedoria que permeia suas criações. E realiza conexão e comercialização através do mapeamento de artesãos fundamentais para a identidade brasileira.