Sexta, 17 de Maio de 2024

Naturatins promove capacitação da Brigada Gavião Fumaça em Mateiros nesta quarta-feira, 1°

Durante os três dias de programação, os participantes assistirão palestras sobre temas como o Cerrado e o Fogo

Foto: Yasmin Oliveira/Governo do Tocantins
post
Por Flávia Mendes/ Governo do Tocantins

02 maio, 2024 às 10:00

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reuniu nesta quarta-feira, 1°, na sede do órgão, em Mateiros, os integrantes da brigada florestal Gavião Fumaça, que atuam no Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão. O evento é uma realização da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP) por meio da Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico (GSDSE).

O objetivo é qualificar os profissionais da Brigada Gavião Fumaça em suas aptidões para as ações de prevenção e de combate aos incêndios de forma ágil e correta, bem como consolidar conhecimentos sobre a Unidade de Conservação em que atuam e as ações do Manejo Integrado do Fogo (MIF).

Durante os três dias de programação, os participantes assistirão palestras sobre temas como o Cerrado e o Fogo; o conceito de Unidade de Conservação; o  Plano de Manejo/zoneamento sobre a Unidade de Conservação onde será realizada a capacitação; legislação e licenciamento dentro das UCs, entre outros.

Nesta manhã, uma das principais palestras foi ministrada pela gerente da GSDSE, Sâmyla Tássia Valadares, que falou da legislação que rege as Unidades de Conservação, reforçando o papel das UCs, "em proteger as paisagens naturais, dar suporte e propiciar a manutenção de serviços ambientais cada vez mais importantes, como a proteção do bioma Cerrado", frisou a gerente. 

Para o brigadista do PEJ, Natanael Alves da Silva, participar desses encontros aumenta o nível de conhecimento dos brigadistas sobre as temáticas vivenciadas por eles na prática. "A capacitação é uma forma de conhecermos melhor a respeito da região onde desenvolvemos nosso trabalho e cumprir melhor o nosso papel de preservar", relatou.

Também fazem parte da programação as seguintes palestras: conceito de MIF; prevenção de incêndios através do manejo do fogo de base comunitária e de queimas prescritas, ministradas por Rejane Ferreira, supervisora da APA Jalapão; metodologias participativas no manejo do fogo de base comunitária, ministrada por Stefani de Oliveira, analista ambiental do PEJ); Plano de Manejo/zoneamento ambiental e licenciamento, com Victor Moreto, inspetor ambiental do Naturatins; e atividade de integração, com Vaneça Corado, supervisora do PEJ.

Programação 

Quinta-feira, 02, no período da manhã

Palestra com o tema atribuições da brigada, ministrada pela supervisora da APA Serra do Lajeado, Camila Muniz; e introdução das condições climáticas: interferência das mudanças climáticas nos incêndios florestais, com Karolina Carvalho, Fábio Henrique e Isabel Acker, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Quinta-feira, 02, à tarde

Aulas práticas e geoprocessamento e uso de GPS, ministradas por Vanderson Rodrigues, inspetor ambiental do Naturatins e Erivaldo Martins, fiscal ambiental.

Sexta-feira, 03, no período da manhã.

Palestra: Prevenção e Combate a Incêndio Florestal 
Palestrante: Subtenente Vianei Silva
Instituição: Defesa Civil.

Sexta-feira, 03, à tarde.

Palestra: Estratégias de Combate aos Incêndios Florestais
Palestrante: Subtenente Vianei Silva
Instituição: Defesa Civil.