Nesta semana, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) iniciou o alinhamento e nivelamento técnico dos procedimentos de análise técnica de processos entre a Sede e Unidades Regionais do Instituto, e ainda, a padronização da utilização do novo Sistema Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam).
O alinhamento da equipe da Unidade Regional de Gurupi começou na segunda-feira, 3, em Palmas. Na próxima semana será a vez da equipe da Unidade de Araguaína e logo após, também está previsto o nivelamento da equipe da Regional de Diantinópolis.
“Com esse trabalho estamos buscando atender o grande anseio dos analistas, considerando as peculiaridades da visão e do ramo de formação de cada profissional, para que seja realizada a análise processual, sob os mesmos critérios. Nesse encontro, adotamos a metodologia de capacitação presencial para discutir, analisar e enxergar um processo da mesma forma. Essa é a maneira mais eficaz para conseguirmos nivelar o uso técnico dos procedimentos, ferramentas de análise com alinhamento entre as equipes da Sede as Unidades Regionais, para atingirmos o objetivo final”, afirma Felipe Mansur Pimpão, diretor de Gestão e Regularização Ambiental do Naturatins.
O diretor reitera que “esse nivelamento técnico também é importante, porque estamos com a migração de sistemas em andamento, saindo do Siga e passando para a nova plataforma, o Sigam, que é a ferramenta na qual os técnicos vão estar trabalhando, analisando processos. Como a plataforma foi iniciada aqui, a equipe técnica da Sede começou a utilizar com maior frequência. Assim, já dispõe de um conhecimento maior, possuem mais intimidade com o sistema. Então eles conseguem repassar, replicar o que eles aprenderam para os técnicos que estão nas Regionais”, conclui o diretor.
“Estamos reunindo com o pessoal das Regionais que tem a competência técnica de análise de processos da agenda verde dos recursos florestais, para fazer esse alinhamento dos procedimentos e adoção dos modelos padrão de parecer, despachos, laudos de vistoria, para que os produtos e serviços da sede e das unidades tenham as mesmas características em relação aos campos de preenchimento de informações”, pontua Rodrigo Sávio, gerente de Controle e Uso dos Recursos Florestais do Naturatins.
“Está sendo muito bom esse nivelamento, porque aqui na Sede a gente tem mais informações, com a equipe que é maior. No início foi um pouco difícil, mas agora com o alinhamento técnico estamos conseguindo acessar, utilizar e relacionar a semelhança do sistema com procedimentos do SGD [Sistema de Gestão de Documentos]”, comenta Thaís Araújo Coelho de Oliveira, analista Ambiental da Regional do Naturatins de Gurupi.
“Eu estou revivendo todo o processo de experiências anteriores, uma melhoria que a gente já reivindicava a bastante tempo. Então, todas as condições de trabalho para realizarmos a análise de processos estão sendo disponibilizadas aqui, na sede do Naturatins. Isso é imprescindível para o trabalho do analista que está no interior. É muito boa essa troca de informação e esse nivelamento entre os técnicos do interior e os técnicos daqui de Palmas”, avalia João Noleto, analista Ambiental da Regional do Naturatins de Gurupi.